Atividades.Português

terça-feira, setembro 19, 2006

Atividades para trabalhar ortografia

1- Monte e remonte: Escreva no quadro ou em folha chamex uma palavra que tenha o menor número de letras repetidas. Estipular um tempo para a duração da atividade e pedir aos alunos para lembrarem e escreverem o maior número de palavras possíveis com as letras dessa palavra, sem repeti-las no mesmo termo encontrado. Obs.: Esta atividade trabalha a rapidez, percepção visual, ortografia e vocabulário.
Exemplo: Palavra escolhida: PERNAMBUCO: Palavras encontradas: perna- barco- compra- boca- nabo- banco- copa- ano- reco- rapé- ópera- amor- rebu- comer- peru- perca- bem- não- rena- buraco- mar- muro- pano- pé- cor- pêra- rã- mãe- pena- uno- Nabuco- pau- cobra- Mané- Norma- Carmem.
2- Palavra puxa palavra: Nessa atividade, o professor lança uma palavra e os alunos apresentam outras que se relacionem com a primeira. Exemplo: Palavra escolhida: FOGO. Palavras relacionadas: incêndio- dor- ambulância- feridos- bombeiro- morte- gritos- pânico- tristeza- medo- fogão- comida- queimadura.
3- Memória auditiva: O professor diz uma frase que deve ser repetida e ampliada pelo aluno.
Exemplo: Professor: Fui ao zoológico e vi um elefante...
Aluno 1: Fui ao zoológico e vi um elefante e um urso...
Aluno 2: Fui ao zoológico e vi um elefante, um urso e uma girafa...
Dizer duas palavras: O aluno deverá separar a primeira sílaba de cada uma e formar outra:
Exemplo: PEdalRAtoPêra
FIguraTApeteFita
PAnelaNOveloPano
Usando a mesma técnica, aumentar o número de palavras, criando dificuldades crescentes.
Exemplo: TOalhaPEdraTElaTopete
CIgarroGAlhoNAboCigana
CAbeloNEvadaTApaCaneta
TRIoANtesGUiaLOtoTriângulo
AgoraPOSteTInaLAçoApostila
CAmaRAmoMUdaJOgoCaramujo
4- Invente e conte: Espalhar sobre as mesmas várias gravuras que retratem ambientes e personagens. Cada aluno deverá selecionar uma delas e criar uma narrativa oral em que a figura sirva de cenário para a história vivida pela personagem da gravura. Chamar a atenção dos alunos para a seqüência lógica dos fatos narrados.
5- Brincando de poeta: O professor oferece aos alunos uma caixa contendo cartões, cada um com uma palavra, sendo que as palavras rimam entre si.
Exemplo: pato- mato- gato
Coelho- Botelho- joelho
Abelha- orelha- ovelha
Cada aluno, após ter recebido um dos cartões, deverá procurar entre os colegas aqueles que têm o cartão com uma palavra que rime com a sua.
Agrupados por terminação, os alunos escreverão outras palavras que rimem com as que já possuem.
6- De mãos dadas com a poesia. Material: Textos sobre amor, paixão, ou outros sentimentos humanos (Sugestão: Música: Coração de Estudante, de Milton Nascimento), papel, caneta. Ler o texto, ouvir e cantar a música. O professor convida os alunos a analisarem seu coração, dizendo-lhes:
 Abra seu coração.
 O que você vê dentro dele?
 O que sente?  O que lhe incomoda?
 O que gostaria de dizer em nome dele?
Logo após, passe para o papel o que seu coração gostaria de falar se tivesse voz. O trabalho pode ser ilustrado. 7- Contando histórias: Material: textos de Contos de Fadas e Paródias. (Sugestões: Chapeuzinho Vermelho de raiva, Chapeuzinho Amarelo). Iniciar a atividade perguntando à turma se alguém quer contar um conto de fadas. Se não houver voluntários, começar a história e pedir que os alunos continuem. Pedir aos alunos que relembrem os contos de fadas, atualizando-as. Como seria a história se acontecesse hoje? Naturalmente, introduzindo-se elementos do cotidiano na vida moderna, surge uma nova história.
Exemplo: “A casa dos três porquinhos tinha um alarme eletrônico e um visor detectava a aproximação do lobo”. “Os caçadores do lobo, que comeu a vovó, usavam um helicóptero de resgate da polícia para capturá-lo”.
8- Viagem ao espaço infinito da imaginação. Distribuir papel e caneta hidrográfica para a turma e colocar no fundo musical. Pedir aos alunos que coloquem a ponta da caneta sobre o papel e, de olhos fechados, acompanhem o ritmo da música desenhando sobre o papel. Desligar a música e, imediatamente, todos devem parar de desenhar e abrir os olhos para ver o desenho que fizeram. A partir das linhas traçadas, colorindo os espaços vazios, os alunos vão criar um espaço mágico, um novo universo, e nele um novo planeta também. Assim, como o autor do texto, Ziraldo, (Flicts) cada aluno criará seu planeta. Os alunos vão também batizar o planeta com um nome bem sugestivo. Para isso, cada um escreverá cinco letras, sendo pelo menos uma vogal, e cada letra em um pedaço de papel. Cada aluno ficará com uma vogal e as demais letras serão colocadas numa caixa, misturadas, e cada letra um deverá retirar dela quatro novas letras. De posse das letras sorteadas e da vogal, cada um criará um nome para batizar o planeta. Registrar o nome do planeta e localizá-lo no espaço mágico. Tendo em vista a cor, a localização e o nome, atribuir-lhe cinco características.
Na segunda etapa de criação, falar sobre:
 a origem do novo planeta;
 o papel que desempenha no mundo;
 seu relacionamento com os astros a sua volta;
 a mensagem que gostaria de transmitir.
9- Jogo das cores. Material: folhas de papel, lápis preto e de cor e caixa de papel para colocar as perguntas. O professor coloca numa caixa várias perguntas cujas respostas deverão ser dadas pelos alunos através da escolha de uma cor.
Exemplo: Qual é a cor do amor? E da alegria, da felicidade, da paz, da sabedoria, da pureza, da satisfação, da calma, da paciência? Justifique sua resposta. O aluno escolherá um sentimento e escreverá seu nome na cor que, em sua opinião mais combina com o sentimento escolhido.
Exemplo: AMOR: azul Com cada umas das letras do termo escolhido, o aluno escreverá outras palavras, relacionadas pelo sentido:
Amizade
Meiguice
Orgulho
Riso
Ilustrar a palavra, fazendo um desenho com a cor escolhida. O professor poderá fixar os desenhos agrupados por cor no mural, formando assim um arco-íris. Os desenhos poderão, também ser utilizados como ilustração de um livro de “criação coletiva”.
Observação: Tendo em mãos estas sugestões o professor pode trabalhar ortografia de forma agradável e satisfatória para os alunos. Basta portanto, usar da criatividade e da vontade de ver seu aluno escrevendo corretamente

Postado por Denise Figueiredo

24 Comments:

  • At 19/9/06 23:35, Anonymous vera Fonseca said…

    Adorei suas atividades, Denise! Muito boas mesmo!!!!Parabéns!

     
  • At 21/9/06 17:46, Blogger BLOGUEIRAS EDUCATIVAS said…

    NOSSA ESSA ATIVIDADE É BOA MESMO,
    JÁ TRABALHEI COM MEUS ALUNOS.
    ELES FICAM SUPER INTERESSADOS E A AULA TRANSCORRE Q VC NEM VÊ O TEMPO PASSA.
    QUEM AINDA NÃO FEZ FAÇA,VC VAI GOSTA!!!
    PARABÉNS , DENISE !!
    ESCOLHEU CERTO!!!

     
  • At 25/9/06 01:53, Anonymous Denise said…

    Obrigada pelos comentários!!!!!
    É muito bom saber q estou podendo ajudar um pouquinho!!

     
  • At 7/4/07 23:28, Blogger Helena said…

    Esse site é excelente!!! ADOREI e vou aplicar muitas das atvidades que vi.
    Não parem de postar.
    Parabéns!!

     
  • At 10/7/07 19:40, Blogger Iva said…

    As atividades são ótimas! Parabéns! Levarei as sugestões para minha escola.
    Tudo de bom!
    http://ivanisemeyer.blogspot.com

     
  • At 27/7/07 14:57, Anonymous Anônimo said…

    PRESTENÇÃO: ENGRAÇADIMAIS SÔ; essatividadi émio qui pãodiquege sô.
    sabrina

     
  • At 19/9/07 22:45, Blogger Deisily de Quadros said…

    Gostei das atividades. Usarei em sala com meus alunos!

     
  • At 26/10/07 15:46, Anonymous Anônimo said…

    Adorei. trabalhei com os meus alunos e os resultados foram átimos. Parabéns! Obrigado!

     
  • At 8/11/07 21:45, Blogger Crescer Sem Limites said…

    Gostei das actividades e vou fazê-las com as minhas crianças. Obrigada pela partilha.

     
  • At 23/9/08 12:25, Anonymous Anônimo said…

    la la la sou burro la la la!!!!!!!!!!!!!!!!!111

     
  • At 12/11/08 22:07, Blogger JESSYK NASCIMENTO said…

    GOSTEI DESE SITE BOLADAO MEU IRMAO

     
  • At 11/8/09 12:20, Blogger Debbie said…

    Amei seu blog!! Parabéns pelas atividades criativas e estimulantes!!
    Abraços, Débora
    debbiesc@gmail.com

     
  • At 11/8/10 11:28, Anonymous Anônimo said…

    Muito legal as atividades...Adorei.
    Bjus

     
  • At 4/12/10 19:00, Anonymous Anônimo said…

    nossa q coisa podree

     
  • At 2/6/11 16:55, Blogger Tania Costa said…

    Menina, amei suas atividades e vou fazer uso delas. Obrigada e parabéns!!

    Tania

     
  • At 7/7/11 13:46, Blogger Engenharia said…

    Adorei a idéia, embora eu não seja da área de pedagogia achei excelente, uma atividade dinamica e faz com que a criança PENSE e seja CRIATIVA, estarei utilizando esta atividade em minha filha pois esta com muitas dificuldades na escola.
    Grata.

    Carla

     
  • At 15/2/12 06:51, Anonymous Anônimo said…

    Nossa, Denise! Atividades muito interessantes. Peguei um sexto ano muito difícil, desafiador. Da maneira tradicional certamente não chegarei a lugar nenhum. Obrigada pela contribuição. Sucesso em sua jornada!

     
  • At 15/2/12 06:52, Anonymous Giovanna Precoma said…

    Nossa, Denise! Atividades muito interessantes. Peguei um sexto ano muito difícil, desafiador. Da maneira tradicional certamente não chegarei a lugar nenhum. Obrigada pela contribuição. Sucesso em sua jornada!

     
  • At 26/4/12 17:32, Blogger sandra lopes said…

    É disso que precisamos dentro de sala de aula, professores que amem a profissao,e hoje o dinheiro e o estresse fala mais alto,que pena né?Por voce parabens.

     
  • At 26/4/12 17:33, Blogger sandra lopes said…

    É disso que precisamos dentro de sala de aula, professores que amem a profissao,e hoje o dinheiro e o estresse fala mais alto,que pena né?Por voce parabens.

     
  • At 28/9/12 15:11, Anonymous Malu Rique said…

    Nossa vc me ajudou muito com essas ideias. Obrigada por dividí-las conosco. Malu de João Pessoa - Pb

     
  • At 20/3/13 06:07, Anonymous Anônimo said…

    oZzy moved away a few months ago, I miss his cock, that i'm always hungry for intercourse.
    FUCK MY PUSSY!

    Stop by my page :: hcg injections

     
  • At 3/5/13 16:29, Anonymous Anônimo said…

    I am noω nοt positіvе ωhere уоu're getting your information, however good topic. I needs to spend some time learning more or figuring out more. Thanks for wonderful info I was in search of this information for my mission.

    Stop by my web blog: where to buy hcg
    Also see my webpage :: hcg menu

     
  • At 12/4/14 18:05, Anonymous Anônimo said…

    PARABÉNS! SUAS SUGESTÕES SÃO MARAVILHOSAS, BASTA O PROFESSOR QUERER FAZER. TENHA CERTEZA Q IREI LEVAR PARA A ESCOLA Q COORDENO. SEI Q AS CRIANÇAS VÃO AMAR. OBRIGADA!

     

Postar um comentário

<< Home