Atividades para trabalhar ortografia
1- Monte e remonte: Escreva no quadro ou em folha chamex uma palavra que tenha o menor número de letras repetidas. Estipular um tempo para a duração da atividade e pedir aos alunos para lembrarem e escreverem o maior número de palavras possíveis com as letras dessa palavra, sem repeti-las no mesmo termo encontrado. Obs.: Esta atividade trabalha a rapidez, percepção visual, ortografia e vocabulário.
Exemplo: Palavra escolhida: PERNAMBUCO: Palavras encontradas: perna- barco- compra- boca- nabo- banco- copa- ano- reco- rapé- ópera- amor- rebu- comer- peru- perca- bem- não- rena- buraco- mar- muro- pano- pé- cor- pêra- rã- mãe- pena- uno- Nabuco- pau- cobra- Mané- Norma- Carmem.
2- Palavra puxa palavra: Nessa atividade, o professor lança uma palavra e os alunos apresentam outras que se relacionem com a primeira. Exemplo: Palavra escolhida: FOGO. Palavras relacionadas: incêndio- dor- ambulância- feridos- bombeiro- morte- gritos- pânico- tristeza- medo- fogão- comida- queimadura.
3- Memória auditiva: O professor diz uma frase que deve ser repetida e ampliada pelo aluno.
Exemplo: Professor: Fui ao zoológico e vi um elefante...
Aluno 1: Fui ao zoológico e vi um elefante e um urso...
Aluno 2: Fui ao zoológico e vi um elefante, um urso e uma girafa...
Dizer duas palavras: O aluno deverá separar a primeira sílaba de cada uma e formar outra:
Exemplo: PEdalRAtoPêra
FIguraTApeteFita
PAnelaNOveloPano
Usando a mesma técnica, aumentar o número de palavras, criando dificuldades crescentes.
Exemplo: TOalhaPEdraTElaTopete
CIgarroGAlhoNAboCigana
CAbeloNEvadaTApaCaneta
TRIoANtesGUiaLOtoTriângulo
AgoraPOSteTInaLAçoApostila
CAmaRAmoMUdaJOgoCaramujo
4- Invente e conte: Espalhar sobre as mesmas várias gravuras que retratem ambientes e personagens. Cada aluno deverá selecionar uma delas e criar uma narrativa oral em que a figura sirva de cenário para a história vivida pela personagem da gravura. Chamar a atenção dos alunos para a seqüência lógica dos fatos narrados.
5- Brincando de poeta: O professor oferece aos alunos uma caixa contendo cartões, cada um com uma palavra, sendo que as palavras rimam entre si.
Exemplo: pato- mato- gato
Coelho- Botelho- joelho
Abelha- orelha- ovelha
Cada aluno, após ter recebido um dos cartões, deverá procurar entre os colegas aqueles que têm o cartão com uma palavra que rime com a sua.
Agrupados por terminação, os alunos escreverão outras palavras que rimem com as que já possuem.
6- De mãos dadas com a poesia. Material: Textos sobre amor, paixão, ou outros sentimentos humanos (Sugestão: Música: Coração de Estudante, de Milton Nascimento), papel, caneta. Ler o texto, ouvir e cantar a música. O professor convida os alunos a analisarem seu coração, dizendo-lhes:
Abra seu coração.
O que você vê dentro dele?
O que sente? O que lhe incomoda?
O que gostaria de dizer em nome dele?
Logo após, passe para o papel o que seu coração gostaria de falar se tivesse voz. O trabalho pode ser ilustrado. 7- Contando histórias: Material: textos de Contos de Fadas e Paródias. (Sugestões: Chapeuzinho Vermelho de raiva, Chapeuzinho Amarelo). Iniciar a atividade perguntando à turma se alguém quer contar um conto de fadas. Se não houver voluntários, começar a história e pedir que os alunos continuem. Pedir aos alunos que relembrem os contos de fadas, atualizando-as. Como seria a história se acontecesse hoje? Naturalmente, introduzindo-se elementos do cotidiano na vida moderna, surge uma nova história.
Exemplo: “A casa dos três porquinhos tinha um alarme eletrônico e um visor detectava a aproximação do lobo”. “Os caçadores do lobo, que comeu a vovó, usavam um helicóptero de resgate da polícia para capturá-lo”.
8- Viagem ao espaço infinito da imaginação. Distribuir papel e caneta hidrográfica para a turma e colocar no fundo musical. Pedir aos alunos que coloquem a ponta da caneta sobre o papel e, de olhos fechados, acompanhem o ritmo da música desenhando sobre o papel. Desligar a música e, imediatamente, todos devem parar de desenhar e abrir os olhos para ver o desenho que fizeram. A partir das linhas traçadas, colorindo os espaços vazios, os alunos vão criar um espaço mágico, um novo universo, e nele um novo planeta também. Assim, como o autor do texto, Ziraldo, (Flicts) cada aluno criará seu planeta. Os alunos vão também batizar o planeta com um nome bem sugestivo. Para isso, cada um escreverá cinco letras, sendo pelo menos uma vogal, e cada letra em um pedaço de papel. Cada aluno ficará com uma vogal e as demais letras serão colocadas numa caixa, misturadas, e cada letra um deverá retirar dela quatro novas letras. De posse das letras sorteadas e da vogal, cada um criará um nome para batizar o planeta. Registrar o nome do planeta e localizá-lo no espaço mágico. Tendo em vista a cor, a localização e o nome, atribuir-lhe cinco características.
Na segunda etapa de criação, falar sobre:
a origem do novo planeta;
o papel que desempenha no mundo;
seu relacionamento com os astros a sua volta;
a mensagem que gostaria de transmitir.
9- Jogo das cores. Material: folhas de papel, lápis preto e de cor e caixa de papel para colocar as perguntas. O professor coloca numa caixa várias perguntas cujas respostas deverão ser dadas pelos alunos através da escolha de uma cor.
Exemplo: Qual é a cor do amor? E da alegria, da felicidade, da paz, da sabedoria, da pureza, da satisfação, da calma, da paciência? Justifique sua resposta. O aluno escolherá um sentimento e escreverá seu nome na cor que, em sua opinião mais combina com o sentimento escolhido.
Exemplo: AMOR: azul Com cada umas das letras do termo escolhido, o aluno escreverá outras palavras, relacionadas pelo sentido:
Amizade
Meiguice
Orgulho
Riso
Ilustrar a palavra, fazendo um desenho com a cor escolhida. O professor poderá fixar os desenhos agrupados por cor no mural, formando assim um arco-íris. Os desenhos poderão, também ser utilizados como ilustração de um livro de “criação coletiva”.
Observação: Tendo em mãos estas sugestões o professor pode trabalhar ortografia de forma agradável e satisfatória para os alunos. Basta portanto, usar da criatividade e da vontade de ver seu aluno escrevendo corretamente
Postado por Denise Figueiredo
Exemplo: Palavra escolhida: PERNAMBUCO: Palavras encontradas: perna- barco- compra- boca- nabo- banco- copa- ano- reco- rapé- ópera- amor- rebu- comer- peru- perca- bem- não- rena- buraco- mar- muro- pano- pé- cor- pêra- rã- mãe- pena- uno- Nabuco- pau- cobra- Mané- Norma- Carmem.
2- Palavra puxa palavra: Nessa atividade, o professor lança uma palavra e os alunos apresentam outras que se relacionem com a primeira. Exemplo: Palavra escolhida: FOGO. Palavras relacionadas: incêndio- dor- ambulância- feridos- bombeiro- morte- gritos- pânico- tristeza- medo- fogão- comida- queimadura.
3- Memória auditiva: O professor diz uma frase que deve ser repetida e ampliada pelo aluno.
Exemplo: Professor: Fui ao zoológico e vi um elefante...
Aluno 1: Fui ao zoológico e vi um elefante e um urso...
Aluno 2: Fui ao zoológico e vi um elefante, um urso e uma girafa...
Dizer duas palavras: O aluno deverá separar a primeira sílaba de cada uma e formar outra:
Exemplo: PEdalRAtoPêra
FIguraTApeteFita
PAnelaNOveloPano
Usando a mesma técnica, aumentar o número de palavras, criando dificuldades crescentes.
Exemplo: TOalhaPEdraTElaTopete
CIgarroGAlhoNAboCigana
CAbeloNEvadaTApaCaneta
TRIoANtesGUiaLOtoTriângulo
AgoraPOSteTInaLAçoApostila
CAmaRAmoMUdaJOgoCaramujo
4- Invente e conte: Espalhar sobre as mesmas várias gravuras que retratem ambientes e personagens. Cada aluno deverá selecionar uma delas e criar uma narrativa oral em que a figura sirva de cenário para a história vivida pela personagem da gravura. Chamar a atenção dos alunos para a seqüência lógica dos fatos narrados.
5- Brincando de poeta: O professor oferece aos alunos uma caixa contendo cartões, cada um com uma palavra, sendo que as palavras rimam entre si.
Exemplo: pato- mato- gato
Coelho- Botelho- joelho
Abelha- orelha- ovelha
Cada aluno, após ter recebido um dos cartões, deverá procurar entre os colegas aqueles que têm o cartão com uma palavra que rime com a sua.
Agrupados por terminação, os alunos escreverão outras palavras que rimem com as que já possuem.
6- De mãos dadas com a poesia. Material: Textos sobre amor, paixão, ou outros sentimentos humanos (Sugestão: Música: Coração de Estudante, de Milton Nascimento), papel, caneta. Ler o texto, ouvir e cantar a música. O professor convida os alunos a analisarem seu coração, dizendo-lhes:
Abra seu coração.
O que você vê dentro dele?
O que sente? O que lhe incomoda?
O que gostaria de dizer em nome dele?
Logo após, passe para o papel o que seu coração gostaria de falar se tivesse voz. O trabalho pode ser ilustrado. 7- Contando histórias: Material: textos de Contos de Fadas e Paródias. (Sugestões: Chapeuzinho Vermelho de raiva, Chapeuzinho Amarelo). Iniciar a atividade perguntando à turma se alguém quer contar um conto de fadas. Se não houver voluntários, começar a história e pedir que os alunos continuem. Pedir aos alunos que relembrem os contos de fadas, atualizando-as. Como seria a história se acontecesse hoje? Naturalmente, introduzindo-se elementos do cotidiano na vida moderna, surge uma nova história.
Exemplo: “A casa dos três porquinhos tinha um alarme eletrônico e um visor detectava a aproximação do lobo”. “Os caçadores do lobo, que comeu a vovó, usavam um helicóptero de resgate da polícia para capturá-lo”.
8- Viagem ao espaço infinito da imaginação. Distribuir papel e caneta hidrográfica para a turma e colocar no fundo musical. Pedir aos alunos que coloquem a ponta da caneta sobre o papel e, de olhos fechados, acompanhem o ritmo da música desenhando sobre o papel. Desligar a música e, imediatamente, todos devem parar de desenhar e abrir os olhos para ver o desenho que fizeram. A partir das linhas traçadas, colorindo os espaços vazios, os alunos vão criar um espaço mágico, um novo universo, e nele um novo planeta também. Assim, como o autor do texto, Ziraldo, (Flicts) cada aluno criará seu planeta. Os alunos vão também batizar o planeta com um nome bem sugestivo. Para isso, cada um escreverá cinco letras, sendo pelo menos uma vogal, e cada letra em um pedaço de papel. Cada aluno ficará com uma vogal e as demais letras serão colocadas numa caixa, misturadas, e cada letra um deverá retirar dela quatro novas letras. De posse das letras sorteadas e da vogal, cada um criará um nome para batizar o planeta. Registrar o nome do planeta e localizá-lo no espaço mágico. Tendo em vista a cor, a localização e o nome, atribuir-lhe cinco características.
Na segunda etapa de criação, falar sobre:
a origem do novo planeta;
o papel que desempenha no mundo;
seu relacionamento com os astros a sua volta;
a mensagem que gostaria de transmitir.
9- Jogo das cores. Material: folhas de papel, lápis preto e de cor e caixa de papel para colocar as perguntas. O professor coloca numa caixa várias perguntas cujas respostas deverão ser dadas pelos alunos através da escolha de uma cor.
Exemplo: Qual é a cor do amor? E da alegria, da felicidade, da paz, da sabedoria, da pureza, da satisfação, da calma, da paciência? Justifique sua resposta. O aluno escolherá um sentimento e escreverá seu nome na cor que, em sua opinião mais combina com o sentimento escolhido.
Exemplo: AMOR: azul Com cada umas das letras do termo escolhido, o aluno escreverá outras palavras, relacionadas pelo sentido:
Amizade
Meiguice
Orgulho
Riso
Ilustrar a palavra, fazendo um desenho com a cor escolhida. O professor poderá fixar os desenhos agrupados por cor no mural, formando assim um arco-íris. Os desenhos poderão, também ser utilizados como ilustração de um livro de “criação coletiva”.
Observação: Tendo em mãos estas sugestões o professor pode trabalhar ortografia de forma agradável e satisfatória para os alunos. Basta portanto, usar da criatividade e da vontade de ver seu aluno escrevendo corretamente
Postado por Denise Figueiredo
33 Comments:
At 19/9/06 23:35,
Anônimo said…
Adorei suas atividades, Denise! Muito boas mesmo!!!!Parabéns!
At 21/9/06 17:46,
Portal Educativo Lu@Nu@ said…
NOSSA ESSA ATIVIDADE É BOA MESMO,
JÁ TRABALHEI COM MEUS ALUNOS.
ELES FICAM SUPER INTERESSADOS E A AULA TRANSCORRE Q VC NEM VÊ O TEMPO PASSA.
QUEM AINDA NÃO FEZ FAÇA,VC VAI GOSTA!!!
PARABÉNS , DENISE !!
ESCOLHEU CERTO!!!
At 25/9/06 01:53,
Anônimo said…
Obrigada pelos comentários!!!!!
É muito bom saber q estou podendo ajudar um pouquinho!!
At 7/4/07 23:28,
Helena Cintra said…
Esse site é excelente!!! ADOREI e vou aplicar muitas das atvidades que vi.
Não parem de postar.
Parabéns!!
At 10/7/07 19:40,
Ivanise said…
As atividades são ótimas! Parabéns! Levarei as sugestões para minha escola.
Tudo de bom!
http://ivanisemeyer.blogspot.com
At 27/7/07 14:57,
Anônimo said…
PRESTENÇÃO: ENGRAÇADIMAIS SÔ; essatividadi émio qui pãodiquege sô.
sabrina
At 19/9/07 22:45,
Deisily de Quadros said…
Gostei das atividades. Usarei em sala com meus alunos!
At 26/10/07 15:46,
Anônimo said…
Adorei. trabalhei com os meus alunos e os resultados foram átimos. Parabéns! Obrigado!
At 8/11/07 21:45,
Crescer Sem Limites said…
Gostei das actividades e vou fazê-las com as minhas crianças. Obrigada pela partilha.
At 23/9/08 12:25,
Anônimo said…
la la la sou burro la la la!!!!!!!!!!!!!!!!!111
At 12/11/08 22:07,
JESSYK NASCIMENTO said…
GOSTEI DESE SITE BOLADAO MEU IRMAO
At 11/8/09 12:20,
Unknown said…
Amei seu blog!! Parabéns pelas atividades criativas e estimulantes!!
Abraços, Débora
debbiesc@gmail.com
At 11/8/10 11:28,
Anônimo said…
Muito legal as atividades...Adorei.
Bjus
At 4/12/10 19:00,
Anônimo said…
nossa q coisa podree
At 2/6/11 16:55,
Tania Costa said…
Menina, amei suas atividades e vou fazer uso delas. Obrigada e parabéns!!
Tania
At 7/7/11 13:46,
Engenharia said…
Adorei a idéia, embora eu não seja da área de pedagogia achei excelente, uma atividade dinamica e faz com que a criança PENSE e seja CRIATIVA, estarei utilizando esta atividade em minha filha pois esta com muitas dificuldades na escola.
Grata.
Carla
At 15/2/12 06:51,
Anônimo said…
Nossa, Denise! Atividades muito interessantes. Peguei um sexto ano muito difícil, desafiador. Da maneira tradicional certamente não chegarei a lugar nenhum. Obrigada pela contribuição. Sucesso em sua jornada!
At 15/2/12 06:52,
Giovanna Precoma said…
Nossa, Denise! Atividades muito interessantes. Peguei um sexto ano muito difícil, desafiador. Da maneira tradicional certamente não chegarei a lugar nenhum. Obrigada pela contribuição. Sucesso em sua jornada!
At 26/4/12 17:32,
sandra lopes said…
É disso que precisamos dentro de sala de aula, professores que amem a profissao,e hoje o dinheiro e o estresse fala mais alto,que pena né?Por voce parabens.
At 26/4/12 17:33,
sandra lopes said…
É disso que precisamos dentro de sala de aula, professores que amem a profissao,e hoje o dinheiro e o estresse fala mais alto,que pena né?Por voce parabens.
At 28/9/12 15:11,
Malu Rique said…
Nossa vc me ajudou muito com essas ideias. Obrigada por dividí-las conosco. Malu de João Pessoa - Pb
At 20/3/13 06:07,
Anônimo said…
oZzy moved away a few months ago, I miss his cock, that i'm always hungry for intercourse.
FUCK MY PUSSY!
Stop by my page :: hcg injections
At 3/5/13 16:29,
Anônimo said…
I am noω nοt positіvе ωhere уоu're getting your information, however good topic. I needs to spend some time learning more or figuring out more. Thanks for wonderful info I was in search of this information for my mission.
Stop by my web blog: where to buy hcg
Also see my webpage :: hcg menu
At 12/4/14 18:05,
Anônimo said…
PARABÉNS! SUAS SUGESTÕES SÃO MARAVILHOSAS, BASTA O PROFESSOR QUERER FAZER. TENHA CERTEZA Q IREI LEVAR PARA A ESCOLA Q COORDENO. SEI Q AS CRIANÇAS VÃO AMAR. OBRIGADA!
At 5/4/17 07:53,
carriermaintenance said…
يمكنكم الان الحصول على افضل الخصومات التى تقدمة اليكم صيانة كاريير التى تقدم افضل العروض والخصومات المختلفة التى تقدمة اليكم الشركة فى اقل وقت
At 18/4/17 08:16,
Unknown said…
حملات صيانة مجانية لجميع المحافظات علي اعلي مستوي استمتع بكافة الاعمال المتميزه التي تقدمها اليكم شركة يونيون اير المعتمدة في كافة الخدمات المتميزه والمتطورة والعالمية لدي توكيل يونيون اير سوف تستمتع بكافة اعمال الصيان بيد محترفين
At 24/7/17 08:57,
maintenanceg said…
قطع غيار اصلية وصيانه مضمونة لكافة الاعطال في
توكيل ويرلبول نقدم لك ضمان شاكمل على اعمال الصيانه صيانه ويرلبول ولدينا خدمات لطلبات الصيانه من خلال رقم صيانه ويرلبول المعتمد موقعنا الالكتروني:
http://www.maintenanceg.com/Whirlpool-Center-Agent-Egypt.html
At 28/10/17 08:13,
Unknown said…
السريع لنقل العفش بالاسكندرية من ارخص شركات نقل العفش
شركة نقل أثاث بالاسكندرية
الشهيد لرفع الاثاث بالاسكندرية
شركات نقل الاثاث بالاسكندرية
شركات رفع الاثاث بالاسكندرية
اسعار شركات نقل الاثاث بالاسكندرية
سعر ونش رفع الاثاث بالاسكندرية
ارقام شركات نقل العفش بالاسكندرية
At 28/10/17 08:33,
Unknown said…
هل تود معرفة اسعار نقل الاثاث بمصر تابعنا نحن السريع افضل شركات نقل الموبليا بمصر
اسعار شركات نقل العفش
شركة نقل موبيليا
شركات نقل الاثاث بالهرم
شركة نقل الاثاث
شركات نقل الاثاث بمدينة نصر
شركات نقل الأثاث بمصر
شركات نقل العفش ف مصر
اسعار شركات نقل العفش
د
نقل موبيليا بمصر
شركات نقل العفش
]
شركة نقل أثاث بالقاهرة
شركة نقل عفش بمصر
هل تبحث عن شركة نقل عفش بالونش انصحكم اليوم بالسريع ارخص شركة رفع اثاث بمصر
ونش رفع الاثاث
شركات نقل الاثاث بالونش
سعر ونش رفع الاثاث
شركة نقل أثاث بالونش بمصر
ونش رفع الهرم
ونش رفع اثاث بمدينة نصر
At 28/10/17 09:16,
Unknown said…
فرسان المثالى افضل شركة تنظيف بالاحساء0506070763
احصل على نظافة مثالية من فرسان المثالى افضل
شركة تنظيف بالاحساء
شركات النظافة بالاحساء
شركة تنظيف فلل بالاحساء
شركة تنظيف منازل بالاحساء
شركة تنظيف بيوت بالاحساء
شركة تنظيف شقق بالاحساء
شركة تنظيف كنب بالاحساء
شركة المثالية للتنظيف بالاحساء
فرسان المثالى افضل شركة مكافحة حشرات بالقطيف0506070763
مع فرسان المثالى افضل
شركة مكافحة حشرات بالقطيف
لا داعى للقلق بعد الان فى ستخلصك من جميع انواع الحشرات
شركة رش مبيدات بالقطيف
شركة مكافحة النمل الابيض بالقطيف
At 28/10/17 10:17,
Unknown said…
شركة تنظيف بالطائف بيت العز
عزيزى العميل مع كثرة الشركات فى المملكة العربية السعودية ازدادت اهمية تميز افضل شركة تنظيف بالطائف عن غيرها من الشركات لان مع الكثرة وانتشار شركات النظافة فالعملاء اصبحوا يتطلعون الى الافضل فى الخدمة والمناسبة فى الاسعار
شركة تنظيف ستائربالطائف
شركة تنظيف شقق بالطائف
شركة تنظيف سجاد بالطائف
تنظيف فلل بالطائف
شركة تنظيف فلل بالطائف
تنظيف شقق واستراحات بالطائف
شركة تنظيف شقق واستراحات بالطائف
تنظيف اثاث المنازل بالطائف
شركة تنظيف اثاث المنازل بالطائف
تنظيف واجهات زجاج بالطائف
شركة تنظيف واجهات زجاج بالطائف
شركة مكافحة حشرات بالطائف بيت العز
شركة مكافحة حشرات بالطائف قادره على القيام باعمال المكافحة والقضاء على اى نوع من الحشرات بالاعتماد على احدث الالات والماكينات التى تقوم بالوصول الى اصعب الاماكن التى من الممكن ان يتواجد بيها الحشرات
شركة رش مبيدات بالطائف
شركة مكافحة النمل الابيض بالطائف
شركة مكافحة الفئران بالطائف
مكافحة الفئران بالطائف
At 28/10/17 10:29,
Unknown said…
شركة تنظيف خزانات بالطائف بيت العز
مع شركة تنظيف خزانات بالطائف لا تبحث كثيرا هل ترغب فى الحصول على مياة نظيفة ونقية الى منزلك اذن انت فى حاجة الى الاستعانة بافضل شركة غسيل خزانات بالطائف
شركة عزل خزانات بالطائف
شركة كشف تسربات بالطائف
كشف تسربات بالطائف
شركة نقل اثاث بالطائف بيت العز
شركة نقل عفش بمكة
شركة نقل اثاث بمكة
شركة تخزين اثاث بمكة
شركة نقل عفش بالطائف
شركة نقل اثاث بالطائف
شركة تنظيف بالبخار بالطائف بيت العز
تنظيف بالبخار بالطائف
شركة تنظيف بالبخار بالطائف
شركة تنظيف ستائر بالبخار بالطائف
شركة تنظيف مجالس بالبخار بالطائف
شركة تنظيف كنب بالبخار بالطائف
شركة تنظيف سجاد بالبخار بالطائف
شركة تنظيف موكيت بالبخار بالطائف
شركة تنظيف مفروشات بالبخار بالطائف
شركات التنظيف بالبخار بالطائف
At 28/10/17 12:05,
Unknown said…
شركة مكافحة النمل الابيض بالدمام
شركة مكافحة حشرات بالجبيل
شركة رش مبيدات بالجبيل
شركة مكافحة الفئران بالجبيل
شركة مكافحة حشرات بالاحساء
شركة رش مبيدات بالاحساء
شركة مكافحة النمل الابيض بالاحساء
شركة مكافحة النمل الابيض بالقطيف
شركة مكافحة الحشرات بالقطيف
شركة مكافحة حشرات بالخبر
افضل شركة تنظيف بالدمام
افضل شركة تنظيف بالجبيل
افضل شركة تنظيف بالاحساء
افضل شركة تنظيف بالخبر
افضل شركة تنظيف بالقطيف
Postar um comentário
<< Home