Atividades.Português

sexta-feira, setembro 08, 2006

DICIONÁRIO MINERÊS/PORTUGUÊS/CAIPIRÊS

Os alunos adoram esse texto e elas vão sempre aprimorando mais e mais...


DICIONÁRIO MINERÊS/PORTUGUÊS/CAIPIRÊS (ispía só qui trem seu,! Prestenção... )

ENGRAÇADIMAIS - ingraçadimais, muituingraçado.
PRESTENÇÃO - é quano eu tô falano iocê num tá ovino .
CADIQUÊ? - assim..., como qui tentanu intendê o motivo.
CADIM - é quano eu num quero muito, só um poquim .
D`EU - o mez qui 'di mim'. Ex.: Larga d`eu, sô!
SÔ - o mesm qui Seu, ou o fim de quarqué frase. Qué exêmpro tamem? : Cuidadaí, sô !!!
DÓ - o mez qui 'pena', 'cumpaxão' : 'ai qui dó, gentch...!!'
NIMIM - o mez qui in eu. Exempro: Nòoo, ce vivi garrado nimim, trem!... Larga deu, sô!!...
NÓOO - Num tem nada a vê cum laço pertado, não! Omez qui 'nossa!..' Vem de Nòoosinhora!...
PELEJANU - omez qui tentanu: Tô pelejanu quesse diacho né di hoje, qui nó! (agora é nó mez!)
MINERIM - Nativo duistadiminnss.
UAI - Uai é uai, sô... Uai!
ÉMÊZZZ?! - minerim querêno cunfirmá.
NÉMÊZZZ?! - minerim querêno sabê si ocê concorda.
OIAQUI - Minerim tentano chama atenção pralguma coizz...
PÃO DI QUEJU - Iosscêis sabe!... Cumida fundamentar qui disputa com o tutu a preferêca dus minêro.
TUTU - Mistura de farinha di mandioca (o di mio) cum fejão massadim. Bom dimais da conta, gentch!!..
TREIM - Qué dize quarqué coizz qui um minerim quizé! Ex: "Já lavei US Trem!" "Qui trem bão!!"
NNN - Gerúndio du minreis. Ex: 'Eles tão brincannn', 'Cê tá innn, eu tô vinnn...'
PÓ PÔ - umez qui pó colocá .
POQUIM - só um poquim, pra num gastá muito .
JISGIFORA - Cidadi pertin du Ridijanero. Cunfunde a cabeça do minerim que si acha qui é carioca.
DEUSDE - desde. Ex: 'Eu sô magrelin deusde rapazin!'
ISPÍA - nome da popular revista 'VEJA'.
ARREDA - verbu na form imperativ (danu órdi), paricido cum sai. 'Arredaí, sô!'
"IM" - diminutivo. Ex: lugarzim, piquininim, vistidim, etc.
DENDAPIA - Dentro da pia.
TRADAPORTA - Atrás da porta.
BADACAMA - Debaixo da cama.
PINCOMÉ - Pinga com mel.
ISCODIDENTE - Escova de dente.
PONDIÔNS - Ponto de ônibus.
SAPASSADO - Sábado passado.
VIDIPERFUME - Vidru de perfume.
OIPROCÊVÊ (ou OPCV) - óia procê vê.
TISSDAÍ - Tira ISS daí.
CAZOPÔ - Caxa disopor.
ISTURDIA - Otru dia.
PROINOSTOINO? - pronde nós tamo inu?
CÊSSÁ SÊSSE ONS PASSNASSAVASS? - ocê sabe se esse ônibus passa na Savassi?
DONCOTÔ? - onde que eu tô?
DONCOVIM? - de onde que eu vim?
PRONCOVÔ? - pra onde que eu vou?"

postado por PAULA

19 Comments:

  • At 8/9/06 21:28, Blogger Portal Educativo Lu@Nu@ said…

    hahahahahahaha
    eu ri dimais, com esse trem aih, viu, genti?
    comentado por Vera Fonseca

     
  • At 12/9/06 00:56, Blogger Portal Educativo Lu@Nu@ said…

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

     
  • At 12/9/06 01:01, Blogger Portal Educativo Lu@Nu@ said…

    Muito legal dá pra trabalhar as questoes do regionalismo e como sugestão apresentar os gibis do mauricio de souza com as historias do chico bento.
    comentado por Nadir Passos

     
  • At 22/1/09 19:07, Blogger Adryane Elloi said…

    Parabéns, vcs são o auxilio d professores e alunos!

     
  • At 27/11/09 00:11, Blogger Inês Minuzzo said…

    Morei em Minas, parece que estou ouvindo eles falarem. Muito bom! Gostei que só!

     
  • At 25/2/10 15:17, Anonymous Anônimo said…

    Gostei demais da conta...

     
  • At 8/3/10 18:50, Anonymous Anônimo said…

    AMEI! DEPOIS DE UM DIA DE TRABALHO ESTAFANTE, RELAXEI E RI BASTANTE.
    NÃO SOU MINEIRA, MAS ALGUMAS EXPRESSÕES CAIPIRAS EU CONHEÇO E JÁ USEI.

     
  • At 11/3/10 19:38, Blogger abralaz said…

    I EU TENHO UM ORGUIO DOIDO DE SÊ MINERO SÔ, QUI OCÊ NEM MAGINA... AGORA UAI É: UNIÃO, AMOR, INTEGRAÇÃO E NÓIS MINERO É ASSIM MERMO UAI.

     
  • At 11/3/10 19:38, Blogger abralaz said…

    I EU TENHO UM ORGUIO DOIDO DE SÊ MINERO SÔ, QUI OCÊ NEM MAGINA... AGORA UAI É: UNIÃO, AMOR, INTEGRAÇÃO E NÓIS MINERO É ASSIM MERMO UAI.

     
  • At 11/3/10 19:41, Blogger abralaz said…

    I EU TENHO UM ORGUIO DOIDO DE SÊ MINERO SÔ! AGORA UAI É: UNIÃO, AMOR, INTEGRAÇÃO E NÓIS MINERO É ASSIM MERMO UAI. E CONTINUAMOS TUDO GOSTANO DE TUTU COM TORRERMO.

     
  • At 28/3/10 13:44, Blogger Evelyn Cordeiro said…

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKK DOREI!!!!

     
  • At 6/4/10 13:06, Anonymous Antônio Carlos said…

    Sou autor do livro "Pequeno Dicionaário de Caipirês", publicado pela Editora Nativa em 2002.Infelizmente não encontrei uma só editora que tivesse distribuidora para publicá-lo; já que a editora que publicou o livro apenas fez os exemplares e passou à minhas mãos; paguei o que cobraram e saí tentando colocá-los nas livrarias. Um desprezo e tanto! Algumas, quando aceitavam, colocavam meus livros ao rés do chão. Jamais tive notícias que algum leitor quando entra numa livraria vá ficar deitado para ver quais os livros estão junto ao piso da loja. Teve loja que vendeu um, outras; nenhum...
    Mesmo assim, vendi mais de mil exemplares (colegas de faculdade, de trbalho, familiares, grupos de teatro, etc.). Uma livraria, sob o nome da "Livraria Nobel" (Shopping Taboão), fechou a loja na calada da madrugada e levou oitenta exemplares, dos quais jamais tive notícias, embora tenha visto alguns sebos na internet que estão oferecendo meu livro por merrecas (R$ 10,0 em média, quando em 2002 eu paguei à editora Nativa cerca de R$ 15,00 cada.É triste a vida de escritor, que não trabalha na TV ou no rádio e até mesmo em jornais. Eu colaborei com textos em jornal virtual por dois anos: jamais ecebi um centavo. Muitos escritores fazem o mesmo, apenas para seu nome ficar conhecido.
    Eu continuo escrevendo textos caipiras e outros em Português culto, em sites de escritores do Brasil e de Portugal.Quem quiser conhecê-los, visite http://silvaconfig.no.sapo.pt

    www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=1678

    Escrevo num outro jornal virtual, mas acho que estes sites bastam. gostaria que as professoras o visitassem.
    Um abraço do ACAS

     
  • At 24/7/10 06:51, Anonymous Anônimo said…

    Sempre amei o caipirês.Nem num sei cuméqui tem genti qui num gosta.Fui criado no meio de uma mineirada que ajudou muito a desenvolver o norte do Paraná.

     
  • At 23/1/11 16:05, Anonymous Anônimo said…

    Que hilário,galera.Pior que é tudo verdade.Valeu,Paula

     
  • At 23/1/11 16:07, Blogger Gasparzinho said…

    Que hilário!Pior que é ´´dess jeitio mermo``.Valeu Paula

     
  • At 9/5/11 07:37, Blogger Priscila said…

    muito legal !!!

     
  • At 27/2/14 16:46, Anonymous Anônimo said…

    Mineiro fala muito errado mesmo.

     
  • At 22/7/14 20:56, Anonymous Morgan Jr. said…

    Bão dimais da conta, sô! Meu nome artístico é Morgan Jr.e sou Ator, Diretor Teatral e Humorista.No meu Espetáculo, tenho um Personagem Caipira e adoro representá-lo. Parabéns pela matéria!!!!!

     
  • At 22/10/16 08:43, Blogger Unknown said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     

Postar um comentário

<< Home