Bingo do Conhecimento (ORTOGRAFIA)
Orientações/Sugestões:
Confeccionar para cada aluno, uma tabela para registro das tarefas,da seguinte maneira: uma folha dividida em 9 quadrados,com o título "Tabela de tarefas".Cada quadrado é identificado por letras (A,B,C,etc...).
A turma será dividida em equipes.
A tabela do jogo será afixada no caderno e cada tarefa deverá ser respondida ou realizada no quadro correspondente à tarefa.
Regras do jogo:
- Aguardar o sinal da professora antes de iniciar todas as tarefas;
- Os alunos só poderão se comunicar com os integrantes da sua equipe;
- Os alunos não devem deixar de realizar nenhuma tarefa.Em caso de dúvida, deverão consultar sua equipe ou sua professora;
- Número de participantes por equipe:4;
- Vencerá o jogo quem preencher toda a cartela de tarefas;
- Antes de iniciar o jogo, os alunos devem ler atentamente, um texto que a professora irá entregar.(A professora seleciona um texto que tenha várias palavras com a dificuldade ortográfica a ser trabalhada.Exemplo: ( Ç ).
Tarefa A: A sorte foi lançada! Agora é com você! Retire do texto todas as palavras com Ç - 2 minutos para a realização da tarefa.(Após a realização da tarefa, a professora pode explorar ao máximo o texto: ambiente,personagens e suas características, autor,etc...).Em seguida,cada equipe deverá receber uma cartolina, para que criem uma ilustração para o texto que deverá ser apresentada para a turma e afixada na sala.
Tarefa B: Pesquise três palavras com Ç, que não estejam no texto.(Para a realização desta tarefa, a professora deverá disponibilizar aos alunos: jornais,revistas, panfletos e outros portadores de textos que serão utilizados como fonte de pesquisa). Todos registram no quadro as palavras pesquisadas para leitura conjunta.
Tarefa C: Você é um grande jogador! Muitas emoções ainda estão por vir! Faça uma frase utilizando uma ou mais palavras com Ç que foram pesquisadas na tarefa anterior.( Todos apresentam suas frases).
Tarefa D: Vem aí um desafio: consultando o dicionário, encontre duas palavras que tenham Ç e registre na Tabela D. Não se esqueça de colocar também, o significado das palavras pesquisadas. (Todos apresentam suas frases).
Tarefa E: Vá em frente! Você está indo muito bem! Escolha uma frase do texto que não tenha palavras com Ç. Amplie essa frase e inclua pelo menos, uma palavra com Ç. (Os alunos apresentam as frases ampliadas).
Tarefa F: Além de inteligente, você também é artista. Faça um desenho na Tabela F de algo cujo nome tenha Ç. escreva o nome do que foi desenhado.
Tarefa G: Pegadinha: A professora deverá passar algumas frases no quadro, sendo que, pelo menos duas, tenham erros de ortografia(palavras que deveriam ser escritas com Ç).Os alunos encontram os erros, corrigem e reescrevem as frases.
Tarefa H: Pesquise em jornais e revistas, palavras com Ç para a montagem de um mural. Capriche, estamos na reta final. (Os alunos pesquisam as palavras e cada equipe monta um mural na sala; a professora explora a leitura de todas as palavras pesquisadas).
Tarefa I: Você está diante do último obstáculo deste jogo. Escreva com muita atenção as palavras que sua professora vai ditar.(A professora prepara um ditado para treinar a dificuldade)
11 Comments:
At 3/3/09 10:51,
fgjaskfhalkfha said…
Olá,meu nime é Bruna Tau, achei muito legal seu blog, acabei o encontrando por um acaso, pesquisando no google.
Tbm sou de SJC, porém dou aula na rede municipal de Caraguá. Gostei bastante dessa atividade, pretendo aplica-la!
Bjs!
At 23/6/09 21:30,
Unknown said…
Este comentário foi removido pelo autor.
At 23/6/09 21:31,
Unknown said…
Oi meu nome é Rosangela, sou professora da rede municipal e pretendo colocar em prática algumas atividades. Gostei muito do seu blog.
Parabens!
At 6/6/10 21:23,
NESSINHA CARVALHO said…
QUERIDA ESSA ATIVIDADE ESTA MARAVILHOSA VC TA DE PARABÉNS PELO BLOG. BJX
ME FAZ UMA VIZITINHA: WWW.NESSINHACARINA.BLOGSPOT.COM
At 8/11/10 11:41,
Anônimo said…
Parabéns por esta atividade e por todo o blog. Esta atividade é maravilhos pois podemos trabalhar várias coisas e explorar o mesmo texto durante todo o turno de aula e, o mais importante de uma maneira divertida e diferente.
Mais uma vez, parabéns!!!
Andréa - Cachoeirinha
At 12/2/11 12:53,
Gery said…
Oi, amei o seu blog é bastante interessante. suas postagens nos dá novas ideias de como trabalhar com nossos alunos. bjs
At 13/3/11 13:24,
Michele Machado Fernandes said…
Achei essa ideia muito legal! È complicado encontrar formas divertidas de trabalhar ortografia.
Visite meu blog também: http://aprendendoaensinarensinandoaaprender.blogspot.com/
Abraços!
At 30/4/11 22:22,
Elizabete said…
Suas sugestões são maravilhosas!!!
Parabéns e obrigada por postar atividades que auxiliam o nosso trabalho>
Elizabete
At 28/7/11 21:34,
Evita said…
AMEI TODAS AS SUAS ATIVIDADES PORQUE ELAS SÃO DIRECIONADAS AO ENSINO FUNDAMENTAL E AO MÉDIO. PARABÉNS!!!!!
At 28/7/11 21:37,
Evita said…
PARABÉNS PELA CRIATIVIDADE, POIS ATUALMENTE OS NOSSOS ALUNOS PRECISAM DE ATIVIDADES DIVERSIFICADAS PARA ATRAÍ-LOS. OBRIGADA!!!
At 3/3/14 18:29,
Unknown said…
Estou em duvida, quero saber o que e' correcto falar entre fazer anos ou completar anos?
Postar um comentário
<< Home