Atividades.Português

quinta-feira, setembro 07, 2006

Bingo do Conhecimento (ORTOGRAFIA)

Orientações/Sugestões:

Confeccionar para cada aluno, uma tabela para registro das tarefas,da seguinte maneira: uma folha dividida em 9 quadrados,com o título "Tabela de tarefas".Cada quadrado é identificado por letras (A,B,C,etc...).

A turma será dividida em equipes.

A tabela do jogo será afixada no caderno e cada tarefa deverá ser respondida ou realizada no quadro correspondente à tarefa.

Regras do jogo:

  1. Aguardar o sinal da professora antes de iniciar todas as tarefas;
  2. Os alunos só poderão se comunicar com os integrantes da sua equipe;
  3. Os alunos não devem deixar de realizar nenhuma tarefa.Em caso de dúvida, deverão consultar sua equipe ou sua professora;
  4. Número de participantes por equipe:4;
  5. Vencerá o jogo quem preencher toda a cartela de tarefas;
  6. Antes de iniciar o jogo, os alunos devem ler atentamente, um texto que a professora irá entregar.(A professora seleciona um texto que tenha várias palavras com a dificuldade ortográfica a ser trabalhada.Exemplo: ( Ç ).

Tarefa A: A sorte foi lançada! Agora é com você! Retire do texto todas as palavras com Ç - 2 minutos para a realização da tarefa.(Após a realização da tarefa, a professora pode explorar ao máximo o texto: ambiente,personagens e suas características, autor,etc...).Em seguida,cada equipe deverá receber uma cartolina, para que criem uma ilustração para o texto que deverá ser apresentada para a turma e afixada na sala.

Tarefa B: Pesquise três palavras com Ç, que não estejam no texto.(Para a realização desta tarefa, a professora deverá disponibilizar aos alunos: jornais,revistas, panfletos e outros portadores de textos que serão utilizados como fonte de pesquisa). Todos registram no quadro as palavras pesquisadas para leitura conjunta.

Tarefa C: Você é um grande jogador! Muitas emoções ainda estão por vir! Faça uma frase utilizando uma ou mais palavras com Ç que foram pesquisadas na tarefa anterior.( Todos apresentam suas frases).

Tarefa D: Vem aí um desafio: consultando o dicionário, encontre duas palavras que tenham Ç e registre na Tabela D. Não se esqueça de colocar também, o significado das palavras pesquisadas. (Todos apresentam suas frases).

Tarefa E: Vá em frente! Você está indo muito bem! Escolha uma frase do texto que não tenha palavras com Ç. Amplie essa frase e inclua pelo menos, uma palavra com Ç. (Os alunos apresentam as frases ampliadas).

Tarefa F: Além de inteligente, você também é artista. Faça um desenho na Tabela F de algo cujo nome tenha Ç. escreva o nome do que foi desenhado.

Tarefa G: Pegadinha: A professora deverá passar algumas frases no quadro, sendo que, pelo menos duas, tenham erros de ortografia(palavras que deveriam ser escritas com Ç).Os alunos encontram os erros, corrigem e reescrevem as frases.

Tarefa H: Pesquise em jornais e revistas, palavras com Ç para a montagem de um mural. Capriche, estamos na reta final. (Os alunos pesquisam as palavras e cada equipe monta um mural na sala; a professora explora a leitura de todas as palavras pesquisadas).

Tarefa I: Você está diante do último obstáculo deste jogo. Escreva com muita atenção as palavras que sua professora vai ditar.(A professora prepara um ditado para treinar a dificuldade)

11 Comments:

  • At 3/3/09 10:51, Blogger fgjaskfhalkfha said…

    Olá,meu nime é Bruna Tau, achei muito legal seu blog, acabei o encontrando por um acaso, pesquisando no google.
    Tbm sou de SJC, porém dou aula na rede municipal de Caraguá. Gostei bastante dessa atividade, pretendo aplica-la!

    Bjs!

     
  • At 23/6/09 21:30, Blogger Rosangela said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 23/6/09 21:31, Blogger Rosangela said…

    Oi meu nome é Rosangela, sou professora da rede municipal e pretendo colocar em prática algumas atividades. Gostei muito do seu blog.
    Parabens!

     
  • At 6/6/10 21:23, Anonymous NESSINHA CARVALHO said…

    QUERIDA ESSA ATIVIDADE ESTA MARAVILHOSA VC TA DE PARABÉNS PELO BLOG. BJX

    ME FAZ UMA VIZITINHA: WWW.NESSINHACARINA.BLOGSPOT.COM

     
  • At 8/11/10 11:41, Anonymous Anônimo said…

    Parabéns por esta atividade e por todo o blog. Esta atividade é maravilhos pois podemos trabalhar várias coisas e explorar o mesmo texto durante todo o turno de aula e, o mais importante de uma maneira divertida e diferente.
    Mais uma vez, parabéns!!!
    Andréa - Cachoeirinha

     
  • At 12/2/11 12:53, Anonymous Gery said…

    Oi, amei o seu blog é bastante interessante. suas postagens nos dá novas ideias de como trabalhar com nossos alunos. bjs

     
  • At 13/3/11 13:24, Blogger Michele M. Fernandes said…

    Achei essa ideia muito legal! È complicado encontrar formas divertidas de trabalhar ortografia.
    Visite meu blog também: http://aprendendoaensinarensinandoaaprender.blogspot.com/

    Abraços!

     
  • At 30/4/11 22:22, Anonymous Elizabete said…

    Suas sugestões são maravilhosas!!!
    Parabéns e obrigada por postar atividades que auxiliam o nosso trabalho>

    Elizabete

     
  • At 28/7/11 21:34, Blogger Evita said…

    AMEI TODAS AS SUAS ATIVIDADES PORQUE ELAS SÃO DIRECIONADAS AO ENSINO FUNDAMENTAL E AO MÉDIO. PARABÉNS!!!!!

     
  • At 28/7/11 21:37, Blogger Evita said…

    PARABÉNS PELA CRIATIVIDADE, POIS ATUALMENTE OS NOSSOS ALUNOS PRECISAM DE ATIVIDADES DIVERSIFICADAS PARA ATRAÍ-LOS. OBRIGADA!!!

     
  • At 3/3/14 18:29, Blogger Mario Gulele said…

    Estou em duvida, quero saber o que e' correcto falar entre fazer anos ou completar anos?

     

Postar um comentário

<< Home