Atividades.Português

sexta-feira, setembro 08, 2006

Brincando para escrever melhor

Faixa etária: a partir de 8 anos
Série: a partir da 3ª série
Número de jogadores: 2 até 4 jogadores
Principais dificuldades trabalhadas: ortografia; vocabulário; divisão silábica das palavras; coordenação motora; lateralidade; tonicidade das palavras; frases; parágrafo
Material necessário para cada pequeno grupo: 1 quebra-cabeça
REGRAS: 1. A turma é dividida em pequenos grupos de até quatro jogadores.2. O professor distribui um quebra-cabeça para cada grupo.3. Vence a primeira etapa o grupo que primeiro montar o quebra-cabeça corretamente.4. Os pequenos grupos devem escrever o nome dos objetos do quebra-cabeça montado.5. Vence a segunda etapa o grupo que escrever o maior número de palavras no tempo estabelecido e obedecendo as normas preestabelecidas pelo professor.6. O professor escolhe algumas das palavras escritas pelos alunos para serem divididas em sílabas.7. Vence a terceira etapa o grupo que primeiro realizar a tarefa corretamente.8. Os pequenos grupos devem classificar as palavras divididas em sílabas quanto à tonicidade.9. Vence a quarta etapa o grupo que primeiro realizar a tarefa corretamente.10. O professor escolhe cinco palavras (sugestão) para ser redigida uma frase com cada uma delas.11. Vence a quinta etapa o grupo que primeiro realizar a tarefa obedecendo às normas preestabelecidas pelo professor.12. Individualmente, cada aluno escolhe três das frases redigidas para que seja desenvolvido um parágrafo.
Como confeccionar o material:O professor deve escolher uma gravura, própria do interesse da idade dos alunos, com o tamanho aproximado de uma folha de desenho e colá-la sobre cartolina ou papelão. Depois de colada ela deve ser partida em 12 pedaços de tamanhos e formas diferentes (sugestão). A gravura escolhida deve ser a mesma para todos os grupos – portanto, o professor deve reproduzi-la.
Autora:Maria Luiza Kraemer
Atividade extraída do site:www.profissaomestre.com.br

Postado por Denise Figueiredo

9 Comments:

Postar um comentário

<< Home