Atividades.Português

terça-feira, agosto 22, 2006

Saresp 2005 – Prova de Leitura e Escrita

SARESP 2005 – Prova de Leitura e Escrita – 1ª e 2ª Séries EF - TARDE

1. Ditado de uma lista de palavras

Marina e sua mãe resolveram fazer uma sopa de legumes. Juntas escreveram esta lista para comprar os ingredientes que faltavam para a sopa:

_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________

2. Escrita de uma estrofe de um poema conhecido de autoria de Vinicius de Moraes

______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________

3. O trecho abaixo é uma conversa entre dois personagens de um conto conhecido.
Leia o trecho, copie nas linhas abaixo, utilizando letra manuscrita (letra de mão), sinais de pontuação e as maiúsculas que considerar necessário.


QUENARIZTÃOGRANDEVOCÊTEMVOVÓÉPARATECHEIRARMELHORMINHANETINHAQUEBOCATÃOGRANDEVOCÊTEMVOVÓÉPARATECOMERNHOC
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
4. Leitura de uma cantiga conhecida

FUI NO TORORÓ
BEBER ÁGUA NÃO ACHEI
ACHEI LINDA MORENA
QUE NO TORORÓ DEIXEI
APROVEITA MINHA GENTE
QUE UMA NOITE NÃO É NADA
SE NÃO DORMIR AGORA
DORMIRÁ DE MADRUGADA

5. Escrita

Agora continuem a escrever o conto como se fossem os Irmãos Grimm (autores do conto) a partir deste momento:

Na manhã seguinte, enquanto ainda estavam dormindo, a bruxa agarrou João e o prendeu em um porão escuro; depois, com uma sacudida, acordou Maria.
— De pé, preguiçosa! Vá tirar água do poço, acenda o fogo e apronte uma boa refeição para seu irmão.
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________

6. Leitura com autonomia
CORAIS

Os corais são um belo espetáculo. No fundo da água morna e clara dos mares, esses estranhos animais constróem formações coloridas. Eles existem em todas as formas, tamanhos e cores. Alguns vivem nos fundos rochosos a 30 metros ou mais de profundidade dos oceanos; outros, nas paredes das grutas ou em fendas muito profundas. Há os que são solitários. e os que formam enormes colônias.
(Adaptação: www.zoologico.sp.gov.br)

6.1) Os corais são uma espécie de planta diferente que vive nos oceanos.
( ) FALSO ( ) VERDADEIRO

6.2) Explique por que considerou falso ou por que considerou verdadeiro:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
7. Leitura e produção de texto com autonomia

A professora Selma está organizando com os seus alunos uma enciclopédia de animais. Juntos já leram muitos textos informativos sobre diversos animais e foram ao zoológico fazer uma pesquisa.
Hoje ela solicitou que os alunos produzissem um texto informativo a partir da ficha técnica que organizaram na visita ao zoológico.


Ficha Técnica
Animal: Preguiça
Características:
Mamífero
Peso máximo: 8 KG
Pés com 3 dedos
Período de gestação: 120 a 180 dias
Um filhote por ano
Fica horas sem se mexer
As reações, a digestão e a respiração são lentas
Localização: Florestas Tropicais
Alimentação: Folhas, frutos e brotos de algumas árvores
Hábitos: Noturnos
Vive em pequenos bandos nas florestas
Dorme de dia pendurado nas árvores


Pedro recebeu a Ficha Técnica acima e escreveu o seguinte texto:

O Bicho Preguiça
O bicho preguiça vive nas florestas tropicais. É um mamífero de hábitos noturnos que passa o dia dormindo pendurado nas árvores. Fica horas sem se mexer e por isso suas reações, sua digestão e até sua respiração são lentas. Se alimenta de folhas, frutos e brotos de algumas árvores e pesa no máximo 8 kg. A fêmea tem um filhote por ano e seu período de gestação é de 120 a 180 dias.
Pedro Lourenço

Agora leia a Ficha Técnica sobre o Lobo-Guará e escreva um texto informativo sobre o animal, como fez o Pedro.


Ficha Técnica
Animal: Lobo-Guará
Características:
Carnívoro
Veloz
Parece mais uma raposa do que um lobo
Peso: 30 KG
Período de gestação: 66 dias
2 a 5 filhotes
Alimentação: Pequenas cutias, pacas, aves, répteis, frutas, mel, cana-de-açúcar, peixes, moluscos e insetos
Localização: Nos campos do Centro-Oeste do Brasil
Hábitos: Noturnos
Comportamento solitário


O Lobo-Guará

_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________

6 Comments:

  • At 3/9/06 18:04, Blogger BLOGUEIRAS EDUCATIVAS said…

    Muito boa!!!!
    Então...desse modo podemos cobrar ortografia de nossas crianças aproveitando o tema trabalhado. Por exemplo: Folclore, Fábulas, HQ, Conto de fadas....

    By Vera Fonseca

     
  • At 4/12/08 19:04, Anonymous Anônimo said…

    OI ME AJUDA A FAZER A POVA SARESP ???

     
  • At 31/7/09 19:29, Anonymous Anônimo said…

    Gostei muito de suas sugestões de atividades...Elas facilitam bastante quando estamos preicisando de algo prático e rápido.

     
  • At 17/11/09 09:24, Blogger karol said…

    oiiii quero fazer a prova do saresp
    mas estou comedo...

     
  • At 8/4/10 11:42, Anonymous Anônimo said…

    nossa amei este blog, vc é demais!!!!!
    sou professora e queria muito ter o dominio que vc tem......
    parabéns

     
  • At 17/11/10 09:30, Anonymous Anônimo said…

    se alguem tiver com medo de fazer o saresp ....é simples:



    CHUTA, PORRA....é mais facil geralmente vc tira 5,6 mais usa a logica.....não coloke muito de uma letra só.

     

Postar um comentário

<< Home