Atividades.Português

terça-feira, agosto 22, 2006

Texto Informativo - Produção de texto

PRODUÇÃO DE TEXTO
Produzir é realizar, criar, fabricar.
O texto pode ser um desenho, uma palavra , uma frase ou um conjunto de todas estas normas de registro e expressão que, dentro de um contexto, transmitem um significado ou uma idéia.
Produzir textos é inerente à criança. Antes mesmo de conhecer letras, ela conta um fato , descreve um passeio, dita regras de uma brincadeira, entre outras coisas. Em sua rotina, ela produz texto oral.
Na escola, a criança precisa obedecer a regras de espaço, seqüência e lógica , aliadas às regras ortográficas e gramaticais não definidas por ela. Algumas vezes, o aluno não escreve porque não sabe o que, ou sobre o que quer escrever, ou porque não está motivado, independentemente de saber escrever ou não. Outras vezes, ele escreve apenas para satisfazer uma exigência do professor. Assim , a criança se nega a produzir, ou não se esforça muito para isso. Começa aí o bloqueio: escreve pouco, ou não escreve.
A criança passa por fases de produção, todas igualmente importantes para ela. O professor deve requerer as produções dos alunos de maneira gradativa, no que se refere à dificuldade de execução.
Para a criança chegar a elaborar um texto individualmente, com forma e conteúdos próprios, precisa, antes, trabalhar textos coletivamente, ou em pequenos grupos, sob a orientação do professor, com base em modelos de escrita corretos e variados quanto à forma ( poesia, contos, música, trava-língua etc).
A produção de texto não deve ser trabalhada isoladamente, mas de forma interdisciplinar.
As produções deverão ser arquivadas em um caderno específico, de maneira que o progresso do aluno possa ser percebido e avaliado com maior segurança pelo professor e pelo próprio aluno.

Sugestões:
- Escrever seu nome e desenhar o seu retrato.
- Desenhar o pai ou a mãe e escrever “meu pai” ou “minha mãe” de acordo com o desenho.
- Desenhar sua família e escrever os nomes.
- Desenhar sua casa, sua família e escrever os nomes
- Desenhar seus amigos e escrever seus nomes.
- Desenhar seus brinquedos e escrever os nomes.
- Escrever a respeito do brinquedo ou da brincadeira de que mais gosta.
- Escrever sobre seu animal preferido e depois fazer o desenho.
- Fazer o desenho de um animal de que tem medo e escrever sobre ele.
- Desenhar sua classe e seus colegas e escrever sobre eles.
- Fazer um desenho com base numa história contada e copiar o título.
- Depois de ouvir uma história, fazer o desenho e escrever o que quiser sobre ela.
- Escrever o que quiser sobre uma data comemorativa.
- Observando um desenho, escrever uma história sobre ele.
- Montar personagens com material de sucata e , em grupo, produzir uma história oral. Desenhar os personagens utilizando sucata e transcrever a história.
- Fazer uma história tomando por base um Banco de Palavras. A classe decide sobre o que vai escrever, e sugere as palavras que entrarão na história. O professor escreve-as num papel manilha ou na lousa para que as crianças possam recorrer a elas durante a produção.
- Recortar letras de jornais e revistas; montar seu nome e escrever uma frase ou um texto.
- Recortar letras e formar uma palavra. Em seguida, fazer um desenho e escrever uma frase ou um texto que se refira à palavra formada.
- Desenhar um meio de transporte e escrever sobre ele.
- Escrever sobre um profissional que esteve na escola ( jardineiro, vidraceiro, entregador de merenda, guarda etc).As crianças fazem perguntas diretamente à pessoa e depois escrevem um texto.
- Escrever sobre um fato da atualidade ( ecológico, social, político, policial etc).O professor pode aproveitar uma notícia de jornal ou uma pergunta de um aluno para propor o tema.
- Ouvir uma história contada pelo professor e escrever sobre ela.
- Depois de assistir a um filme em vídeo, escrever a história.
- Escrever sobre “O que gostaria de ser quando crescer”e desenhar.
- Escrever sobre um recorte de revista. O professor seleciona alguns recortes e cola em folhas; a criança escolhe aquele sobre o qual escreverá.
- Escolher uma figura, recortar e colar em uma folha. Em seguida, escrever sobre ela.
- Escolher uma letra, recortar e colar em uma folha. Em seguida, escrever sobre ela.
- Fazer uma montagem e escrever sobre ela.
- Escrever sobre uma cor. O professor recorta pedaços de papel colorido de revistas e cola em folhas de linguagem. O aluno escolhe a cor sobre a qual quer escrever.
- Escrever sobre uma figura: o professor recorta uma parte de uma figura de objeto, animal, alimento ou brinquedo e cola em uma folha. O aluno deve identificar a figura ( distinção parte/todo) e escrever sobre a parte ou sobre o todo.
- Escrever sobre palavras recortadas e coladas em folhas: a criança escreve o que quiser a respeito da palavra.
- Escrever sobre um assunto de Ciências e Saúde e montar um livro. O professor promove e coordena uma discussão sobre o tema. Em seguida, as crianças fazem um texto coletivo e transcrevem para o livro, onde fazem as ilustrações. Ao terminar, cada criança terá o seu livro.
- Em grupos pequenos de alunos, escrever uma lista de dez palavras e fazer uma produção.
- Escrever sobre figuras seqüenciadas.
- Montar um livro com recortes de jornal ou revista. Por exemplo, a criança resolve fazer um livro sobre frutas: ela recorta e cola uma figura em cada página e escreve uma frase sobre a fruta ou apenas o nome dela.
- Montar um livro: recortar letras, formar palavras e desenhar. Por exemplo, o aluno decide fazer um livro sobre animais: ele recorta as letras t, p, a , o, de qualquer forma, cor ou tamanho. Em seguida, forma a palavra pato, colando as letras na folha, e faz a ilustração, repetindo o processo em todas as páginas do livro.
- Fazer um livro sobre o arco-íris: cada folha terá uma cor pintada ou um recorte colorido de tecido, papel, plástico etc. O aluno escreve o nome da cor e o que ela significa para ele.
- Escrever um bilhete para o professor e assinar. Se possível, o professor responderá a todos os bilhetes.
- Fazer o Jornal da Classe. Cada aluno faz um trabalho que pode ser produção, cruzadinha, adivinhações, receita, desenho para ser pintado, desenho para ligar os pontos etc. Sob a orientação do professor, eles selecionam os trabalhos e montam o jornalzinho. Cada aluno transcreve seu trabalho para folha e assina. O professor pode contribuir com alguma atividade.
- Escrever um livro. O professor dobra as folhas de papel sulfite no meio, formando o livro, e grampeia. Cada aluno escreve sua história e transcreve cada frase em uma página, faz os desenhos, elabora a capa, escreve o título e assina.
Escrever comentários baseados nas fichas de animais do chocolate Surpresa. O professor lê as informações da ficha, os alunos comentam e escrevem seus textos.
- Fazer um desenho com materiais artísticos e escrever sobre ele.
- Escrever um bilhete para um colega. O professor escreve um nome em folhas que serão sorteadas entre as crianças. Cada aluno escreve o bilhete para o colega sorteado. O professor faz a entrega e os alunos têm que identificar quem foi que escreveu o bilhete.
- Contar um sonho que teve e escrever sobre ele.
- Escrever sobre uma experiência vivenciada. Por exemplo, um passeio à feira, ao zoológico etc.
- Escrever sobre uma palavra-surpresa. As crianças escrevem algumas palavras em pequenos papéis e colocam numa caixa: o Tesouro de Nomes. De vez em quando, uma criança sorteia uma palavra que será tema de uma produção.
- Escrever sobre um animal que foi trazido para a classe. Um aluno, ou alguém da escola, traz, escondido um animal e não diz qual é. As crianças conversam com o dono para saber os hábitos, a alimentação, a utilidade e outras características do animal, tentando após a exploração, descobrir qual é. As informações são complementadas pelo professor como conteúdo de Ciências. Em seguida, as crianças fazem um banco de palavras.
O depoimento, a seguir, foi dado pelo aluno Rafael à sua professora e demonstra bem como ocorre, para ele, o processo de produção de texto. Rafael foi incentivado a criar e a produzir textos desde o início da 1ª série.
“ Às vezes, professora, por exemplo, vendo os desenhos, começo a juntar algo dos desenhos com outras imagens que eu já vi. Aí, vem uma história inteirinha na minha cabeça. Parece que estou fazendo um filme...
Estou pensando em fazer um livro em casa”.
( Rafael Nunes- 9 anos- 2ª série- 1991)

64 Comments:

  • At 16/9/07 21:28, Blogger Lucimeire said…

    Lucimeire - Letras-MT, adorei o blog, não o conhecia, agora me tornarei leitora constante dos textos. Muito bons os exemplos.

     
  • At 1/3/08 19:19, Blogger SIMONE MALTA said…

    Gostei muito de seu blog. São idéias muito boas que devem ser colocadas em prática. Estarei sempre te visitando. Tenho planos de português em meu blog também e estou sempre pesquisando coisas novas. Abraços. www.simonemalta.blogspot.com

     
  • At 27/4/08 12:17, Anonymous Anônimo said…

    Muito legal seu blog, tem ótimas sugestões, parabéns.

     
  • At 2/5/08 15:53, Anonymous elisangela said…

    Parabéns pelas idéias, elas realmente são ótimas!!!!

     
  • At 6/5/08 20:24, Blogger bruna said…

    cara isso é muito grande ninguêm vai querer ler1

     
  • At 6/5/08 20:25, Blogger bruna said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 9/7/08 16:04, Anonymous Anônimo said…

    AS SUGESTÕES SÃO MUITO BOAS.

     
  • At 16/8/08 22:24, Blogger destiforgades said…

    adorei uallllllllllllllllllll

     
  • At 28/8/08 17:47, Blogger isaac said…

    eh um tedio ler isso todo po resume aee!!

     
  • At 14/9/08 21:55, Anonymous Anônimo said…

    Como alfabetizadora precisamos mesmo ter um vasto material com os portadores de texto. E suas sugestões estão bem significatrivas.

     
  • At 25/1/09 15:23, Anonymous Anônimo said…

    Excelente as idéias de como produzir um texto. Como professora voluntária de produção de textos, vou consultar sempre seu blog. Espero aprender sempre. Obrigada.

     
  • At 25/1/09 15:30, Anonymous Anônimo said…

    As idéias q vc deu sobre como iniciar uma produção de textos são excelentes. Obrigada. Vou te visitar sempre. Um abraço.

     
  • At 7/3/09 12:48, Blogger fia said…

    adorei suas sugestões, vou fazer com as minhas turmas.

     
  • At 17/3/09 15:48, Blogger Taciana said…

    SUA ATITUDE DE COLOCAR SUA EXPRESSÃO DE PRODUÇÃO TEXTUAL AO PÚBLICO É INTERESANTE AJUDA OS OUTROS SE LIGAREM EM PORTUGUES

     
  • At 28/4/09 19:50, Blogger Bezerra de Queiroz said…

    João Batista - Letras-Desterro PB.
    Parabéns pelo blog, está me ajudando muito. abraços.

     
  • At 6/5/09 13:11, Blogger nada said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 6/5/09 13:13, Blogger richard said…

    muito loko esse exemplo adorei cara me ajudo muito. Vlw!!

     
  • At 6/5/09 13:16, Anonymous pikaxu said…

    gostei muito coloke outros asim ass:Pikaxu

     
  • At 6/5/09 13:17, Anonymous guaxinim said…

    gostei do blog

     
  • At 6/5/09 13:19, Anonymous pikaxu said…

    wesley lucas :Lençois Paulista
    SP
    gostei me ajudou muito como mmeu amigo richard coloke outeras asim muito obrigado!!!

     
  • At 16/5/09 09:10, Anonymous Anônimo said…

    ficou muito bom o seu textos

     
  • At 17/6/09 12:05, Anonymous Anônimo said…

    vá se foder!!!!!

     
  • At 25/6/09 21:56, Anonymous Anônimo said…

    realmente estou precisando dessas dicas , concerteza irão solucionar o meu problema , na minha classe

     
  • At 1/7/09 19:06, Blogger maria de lourdes said…

    Professora, Parabéns pelo texto. Gostei muito.

     
  • At 1/7/09 19:07, Anonymous Anônimo said…

    Parabéns professora pelo text, ficou muito bom.

     
  • At 10/7/09 14:08, Anonymous Anônimo said…

    Adorei seu blog... Se puder me enviar material para sala de apoio pedagogico ou atividades agradeço... Beijos danieagus@hotmail.com
    Aguardo

     
  • At 9/8/09 17:41, Blogger Hortencia said…

    Adorei seu blog...
    Se puder me enviar material ou atividades agradeço....leao_sol@hotmail.com
    Beijos
    Aguardo

     
  • At 14/8/09 18:02, Blogger Janaína said…

    brigada pela ajuda se nao fosse seu blog tiraria0na prova

     
  • At 24/9/09 10:57, Blogger Beêh said…

    Oi meu nome é Edilena sou professora de educação infantil e gostei muito das sugestões das atividades e como trabalhar na produção de texto,levando para minha prática pedágogica,e inserir no ensino aprendizagem dos meus alunos.24/09/2009

     
  • At 5/10/09 07:46, Anonymous Anônimo said…

    esse blog me ajudou muito em uma pesquisa escolar,achei muito interessante os textos...........
    valeu!!!!!!!!!

     
  • At 3/11/09 08:29, Anonymous Anônimo said…

    Achei bem interessante os diferentes temas abordados para produções de texto. Parabéns e obrigada pelas dicas!!

     
  • At 12/1/10 07:52, Anonymous Anônimo said…

    granda seca

     
  • At 20/1/10 09:46, Anonymous Anônimo said…

    Genial dispatch and this fill someone in on helped me alot in my college assignement. Say thank you you seeking your information.

     
  • At 22/2/10 19:20, Blogger thawanny said…

    eu queria que vc fissese um texto informativo pra mim sobre michael jackson?

     
  • At 17/4/10 07:07, Anonymous Anônimo said…

    ñ sei FAZER «i»

     
  • At 23/4/10 10:26, Anonymous Anônimo said…

    adorei o seu blog, se puder enviar materiais e atividades para o meu email.
    um abraço

     
  • At 23/4/10 10:31, Anonymous marcia said…

    adorei o su blog estou tendo muita dificuldades para trabalhar com produçao com meus alunos do 5º ano agora ta mais pratico,,com as suas sugestões, mande outras atividades para o meu email. desde ja agradeço.
    leilamarcia@msn.com

     
  • At 24/5/10 20:29, Anonymous Anônimo said…

    PRECISO DE AJUDA SOU PROFESSORA INICIANTE E TENHO MUITAS DIFICULDADES COM RELAÇÃO A PRODUÇÃO TEXTUAL PARA AS SÉRIES INICIAIS.

     
  • At 28/7/10 17:08, Anonymous Grécia said…

    gostei muitooooooooo meus parabens,
    valeu pelas idéias professora.

     
  • At 6/8/10 22:36, Anonymous Pr Maroel said…

    Excelente o seu blog e os textos nele contidos. Parabéns ! Um abraço, Pr Maroel. http://samaritanoamigo.blogspot.com

     
  • At 24/9/10 09:35, Anonymous Maurício B'isppo said…

    Oi! Eu sou Maurício B'isppo e sou estudante. adorei a sugestão, pois, quero ser escritor e estou produzino minha primeira obra. Essas informações edificam meu conhecimento e terie uma visão mais abordada e construtiva na hora de acarretar minha produção. Adorei.

     
  • At 8/10/10 22:46, Anonymous Maria Umbelina S. de S. Cabral said…

    Adorei suas sugestões referente a produção textual. Parabéns!
    http://umbelina-supervisoraescolar.blogspot.com

     
  • At 20/10/10 17:58, Anonymous Anônimo said…

    que coisa idiota

     
  • At 20/10/10 18:00, Anonymous Anônimo said…

    to doido pra da umazinha com vc que tal?

     
  • At 22/10/10 22:19, Anonymous Anônimo said…

    sugestões muito boas parabéns pelo seu blog maravilhoso!

     
  • At 29/10/10 14:00, Blogger kynara said…

    kkkkkkkkkkk bonzinho mais ou meno

     
  • At 29/10/10 14:00, Blogger kynara said…

    kkkkkkkkkkk bonzinho mais ou meno

     
  • At 29/10/10 14:00, Blogger kynara said…

    kkkkkkkkkkk bonzinho mais ou meno

     
  • At 29/10/10 14:00, Blogger kynara said…

    kkkkkkkkkkk bonzinho mais ou meno

     
  • At 12/2/11 19:03, Anonymous daly said…

    eu queria um texto cm exemplo adorei

     
  • At 14/2/11 21:11, Anonymous Marleide said…

    Parabens! vocé é muito eficiente, pois me ajudou bastante suas ideias.
    BEIJOSSSSS!
    Marleide belo monte al.

     
  • At 10/3/11 17:00, Anonymous Anônimo said…

    adorei as sugestões.

     
  • At 10/3/11 17:01, Anonymous Anônimo said…

    adorei as sugestões.

     
  • At 1/4/11 06:31, Blogger LOURDES said…

    Amei o seu blog me ajudou muito.Parabéns!

     
  • At 8/10/11 16:54, Anonymous Anônimo said…

    sei la ,ajudou um pouo mesmo assim obrigada ,sugestoes otimas parabens por tudo ai viu .um abraço ....


    BY:anônimo (S2)

     
  • At 14/10/11 14:11, Anonymous Anônimo said…

    eu queria um texto cm exemplo adorei mt bom msm me ajudou d mais kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk flw

     
  • At 6/11/11 15:46, Anonymous Anônimo said…

    Amei o texto mais queria,um sobre o csi
    atendam meu pedido ate dia \7\
    pélo amor de deus
    rsrsrsrsrrs

     
  • At 6/11/11 15:46, Anonymous Anônimo said…

    Amei o texto mais queria,um sobre o csi
    atendam meu pedido ate dia \7\
    pélo amor de deus
    rsrsrsrsrrs

     
  • At 30/11/11 19:01, Anonymous Anônimo said…

    ADOREI FIZ UM BELISSIMO TRABALHO PARA A FACULDADE!!!!!!!!!!!!!!!

     
  • At 6/8/12 14:48, Anonymous Anônimo said…

    resume isso ai é muito ruim ler isso !

     
  • At 29/10/12 20:34, Blogger VICTORIA ALVES Souza said…

    mtmtmt obrigado me ajudaram bastante msm valeuu

     
  • At 18/2/13 08:31, Anonymous Anônimo said…

    ledal

     
  • At 18/2/13 08:33, Anonymous Tawane fernanda said…

    cara muitoo grande

     
  • At 4/4/13 08:13, Anonymous Anônimo said…

    gostei mas nao entendi ....kkkkkkkkkk brincadeira sao muito bons

     

Postar um comentário

<< Home