Atividades.Português

domingo, agosto 20, 2006

Adjetivos - verbos - substantivos

Data:_______________
Aluno:_________________________________________________________

1- Pinta os adjetivos das frases abaixo:

a) As belas borboletas dançavam sobre as flores.
b) Os cadernos velhos serviram para Júlio ler as anotações de Carla.
c) O filme americano tinha muitas cenas de violência.
d) Gostei muito da macarronada italiana.

2- Completa as frases com os verbos entre parênteses no tempo indicado:

a) Os meninos____________ cedo para caminhar até a cachoeira. (acordar – passado)
b) Eu______________ o trabalho na casa de Pedro. ( levar – futuro)
c) Zeca________________ muitas figurinhas para a sua coleção. (comprar – presente)


3 – Relaciona a segunda coluna de acordo com a primeira:

substantivo primitivo substantivo derivado
( 1 ) dente ( ) goiabeira
( 2 ) pente ( ) ventania
( 3 ) cabelo ( ) floricultura
( 4 ) goiaba ( ) barbudo
( 5 ) pedra ( ) dentadura
( 6 ) vento ( ) cabeludo
( 7 ) flor ( ) penteado
( 8 ) barba ( ) pedraria




4 – Completa as frases com um dos verbos entre parênteses:

a) As árvores ______________ seus galhos com o vento de ontem. (balançaram – balançarão)
b) Amanhã, os alunos __________________ na apresentação da escola. (dançaram – dançarão)
c) Os repórteres dos telejornais ________________ hoje a noite sobre as olimpíadas. (falaram – falarão)
d) Os atores____________________ no teatro ontem uma ótima peça. (apresentaram – apresentarão)


5 – Circula os substantivos compostos:

beija-flor passatempo pé-de-moleque

avião terreno girassol

televisão Marcelo formiga


6 – Escreve 3 frases que apareçam adjetivos pátrios:





7 – Escreve frases com os verbos abaixo:

lavar –


escrever –


partir –

112 Comments:

  • At 15/2/08 18:54, Anonymous Anônimo said…

    eu adorei , pois estou estudando a setima e a oitava série e foi muito legal
    eu ter feito seus execícçios

     
  • At 27/2/08 10:06, Blogger Prica_122 said…

    Como vou saber se acertei?

     
  • At 28/5/08 11:13, Blogger Joaninha said…

    Estou no 2º ano do 1º ciclo em Portugal e achei útil este exercício

     
  • At 12/6/08 00:02, Anonymous Anônimo said…

    Legal, mas precisamos saber se houve acertos.

     
  • At 23/10/08 20:14, Anonymous Anônimo said…

    O correto é pinte e não pinta como no primeiro exercício.

     
  • At 5/1/09 20:08, Anonymous Anônimo said…

    gostei dos exercícios,mas como sabe se acertei.

     
  • At 10/3/09 15:01, Anonymous Anônimo said…

    LEGAL MAS, COMO SABER DE QUE SÉRIE É TEM MAIS SERIES COMO SBER QUE ACERTAMOS???/??/????

     
  • At 28/4/09 21:24, Anonymous Anônimo said…

    Parabéns! Estas atividades estão me ajudando muito com os meus alunos. Obrigada

     
  • At 14/5/09 16:27, Anonymous Anônimo said…

    adorei , muito legal !!! Mas como vou saber se acertei ?? Se escreve PINTE e não PINTA como na questão numero 1 !!

     
  • At 14/5/09 16:38, Anonymous Anônimo said…

    amei!!! Mas como saber se acertei?????????

     
  • At 4/6/09 14:23, Blogger Jenefer said…

    adorei!!! mas como saber se acertei

     
  • At 14/6/09 19:13, Blogger simone said…

    Olá, querida...
    Gostaria de saber se você tem atividades contextualizadas de verbos e substantivos

     
  • At 16/6/09 19:36, Blogger isabelle said…

    Olaa
    Gostei muito .Voçe está me
    ajudando a estudar Obrigado

     
  • At 1/7/09 09:08, Anonymous Anônimo said…

    eu estou na 4 serie mas tem algumas coisas que eu nao entendi quando o meu professor ensinou mais agora eu sei menos ainda estou muito confusa...

     
  • At 3/7/09 10:53, Anonymous Anônimo said…

    Oi isso me ajudou estou feliz e abalada feliz pelos exercicios abalada pela morte de MICHAEL JACKSON O REI DO POP..abraço bjus

     
  • At 18/8/09 22:31, Blogger simone said…

    Obrigada pela ajuda...
    Foi muito útil esses exercícios...
    Simone - Loanda

     
  • At 15/9/09 14:30, Anonymous Rosinha said…

    Achei bacana, mas o ideal seria se tivesse o gabarito para correção.


    Se não fica iválido o que foi feito. Se não houver correção.
    Por favor me resposda.

     
  • At 20/9/09 13:02, Anonymous Anônimo said…

    oi eu amei isso, eu tava fazendo uma atividade na escola e entrei pra ver substantivos e adjetivos eu queria saber e eu achei esse site e esse site emuito bom AMEI !!!!

    MAS COMO EU VOU FAZER ATIVIDADE NESSE SITE A MINHA MAE FALOU QUE TINHA ATIVIDADE E COMOEU VOU SABER??????

     
  • At 14/10/09 18:57, Anonymous Solange(Indaial - SC) said…

    Olá, suas atividades foram de muita ajuda! Obrigada pelas ideias!

     
  • At 27/10/09 21:18, Anonymous Anônimo said…

    PORRAAAAAAAAA!!!PARA QUE ADIANTA OS EXERCÍCIOS SE NÃO SEI SE TA CERTOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!
    COLOCA A MERDA DO GABARITO AÍ!!!!!!!
    OBRIGADO!

     
  • At 27/10/09 21:21, Anonymous Anônimo said…

    SE VOCÊ NAO SABE ESCREVER PINTE E COLOCA PINTA, COMO PODE QUERER ENSINAR OS OUTROS??????
    SEM GABARITO, ATÉ EU COLOCO EXERCICIOS AÍ!!!!!!

     
  • At 13/11/09 09:34, Anonymous Anônimo said…

    muito bom!!!!!!!!!!

     
  • At 1/12/09 10:04, Anonymous Anônimo said…

    como vo saber se acertei


    xupa meol pau piranha

     
  • At 1/12/09 17:15, Anonymous Anônimo said…

    como podemos responder?

     
  • At 9/12/09 10:10, Anonymous dudinha said…

    eu adorei dewu ate pra estudar a recuperacao de portugues
    kkkkkkkkkk
    soh zuera 2009

     
  • At 18/12/09 17:20, Anonymous Anônimo said…

    Eu amei esse site é claro q esse ñ é o unico,q esse pode sero pior de todos,q esse n~é o melhor, q esse pode o ''coco''mas...sempre axei q eu sou sincera d mais e q as vezes eu falo d mais. opsss falei o q penso
    ♥♥♥♥♥♥♥♥
    bjs

     
  • At 19/2/10 12:30, Anonymous Anônimo said…

    Estou no 4º ano do 1º ciclo em Portugal e achei útil este exercício para a minha mana que está no 2º.

     
  • At 21/2/10 20:29, Anonymous Diana Evaristo said…

    ESTAVA PROCURANDO,ESTA ATIVIDADE PARA USAR NA RECUPERAÇÃO.OBRIGADA!

     
  • At 19/3/10 20:47, Anonymous Anônimo said…

    olá pessoal,meu nome é Sabrina,eu gostaria de agradecer a vocêis pois essas atividades tem me ajudado bastante meu desnvolvimento na escola obrigado bjos

     
  • At 19/3/10 20:49, Blogger Sabrina said…

    bia_a_gatinha2@hotmail.com me aceitam vocêis seram bem vindos

     
  • At 24/3/10 17:08, Anonymous Anônimo said…

    oi jente esse site e uma bosta

     
  • At 27/3/10 20:13, Blogger ronney ramos said…

    quero saber como vou saber as resposta dessa atividade.....por favor mandem o mais cedo o possivel..pois vou fazer uma prova sobre isso

     
  • At 5/4/10 19:47, Blogger Anna Giulia said…

    Só tem uma coisa que falata o gabarito.Muito obrigada pela compreensao.

     
  • At 24/5/10 20:05, Blogger maria eduarda said…

    amei isso é demais me ajudou muito a estudar para minha prova...

     
  • At 28/5/10 21:52, Blogger jayne said…

    portugues é uma materia muinto interresante para uns é dificil ja para outros é otimo entao esse recado é especial para todo mundo se dedique aos estudospara aprender melhor era so isso que eu queria falar! um beijo para todos! ass!gaby

     
  • At 28/5/10 21:53, Blogger jayne said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 5/6/10 19:08, Anonymous Anônimo said…

    ISO É MUITO BOM MEU FILHO TIROU5 NOTA VERMELHA E ELE RECUPEROU4
    VOC~eis tenque passar mais

     
  • At 5/6/10 19:10, Anonymous Anônimo said…

    meu filho ricardo tirou 5 nota vermelha e recuperol 4
    voc~EIS TEMQUE PASSAR MUITO MAIS OBRIGADO ISSO AJUDA MUITO

     
  • At 8/7/10 18:04, Blogger Plantão amigão said…

    achei muito bom pois me ajudou em meu trabalho de português,e na minha prova também vai ajudar demais,você não sabe como...Obrigada!!

     
  • At 28/8/10 13:23, Anonymous Anônimo said…

    Ameiii deu pra mim aprender !

     
  • At 28/8/10 13:23, Anonymous Anônimo said…

    Ameiii deu pra mim aprender !

     
  • At 28/8/10 22:29, Anonymous Anônimo said…

    muito interessante, mas esse exercício é muito fácil, coloca um mais difícil, com mais tipos de verbos mesclando assim os tempos e modos, mesmo assim esse post é muito interessante e pode ajudar muita gente, o que vale é a intenção. beijo e obrigada :)

     
  • At 29/8/10 12:06, Anonymous Anônimo said…

    OLá,

    Acabei de pegar os exercícios para minha filha da 3ª série (fund I). Ajudou muito.

    Aos que solicitam o gabarito, digo uma coisa, tenham o trabalho de buscar as respostas, pois farão um exercício de estudo... pegar tudo de "mão beijada", não trás desenvolvimento.

    Peço também desculpas pelos que aqui postaram palavras grosseiras e até palavrões. Fico envergonhada por estes.

     
  • At 20/10/10 11:47, Anonymous Anônimo said…

    é ela foi útil para mim pq eu ñ entendo pn desse assunto

     
  • At 20/10/10 11:50, Anonymous Anônimo said…

    é eu tirei para alguns meninos lá da escola eles ñ consegen parar de olha para mim

     
  • At 15/11/10 17:04, Anonymous Anônimo said…

    TINHO, EXERCICOSDE 1 SERIE NE?

     
  • At 1/12/10 14:18, Blogger gisele_morena321 said…

    adorei

     
  • At 5/12/10 17:42, Anonymous Anônimo said…

    Que gente sem educação! Numca vi tanta grosseria,credo!!

     
  • At 5/12/10 18:19, Anonymous Anônimo said…

    vgzfxfdwjfgjrggjg4krg135jjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjhhhgtkhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj

     
  • At 13/1/11 08:00, Anonymous Anônimo said…

    como vou saber que acertei

     
  • At 29/1/11 12:29, Anonymous amanda said…

    gostei,mas como vou saber se acertei?

     
  • At 29/1/11 12:33, Anonymous amanda said…

    os exercícios são legais,mas como irei saber se acertei?

     
  • At 1/3/11 12:30, Anonymous Anônimo said…

    ñ gostei do site pois ele só tem para nós imprimir eu quero para estudar derrrrrrr mais ate que ta nota 5

     
  • At 9/3/11 19:26, Anonymous Tomas said…

    Isso é uma bosta seus fdp
    escrevo como kisé aki e vao se foder
    seus Pau no CUU

     
  • At 15/3/11 17:09, Anonymous Anônimo said…

    gostei bastante me ajudou a estudar para prova de amanha estou com medoo rs

     
  • At 23/3/11 19:49, Anonymous Anônimo said…

    legalllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll*********************************************************************************adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii mas nao vou dar essa ideia a minha professora q do jeito q ela e ixxxxxiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii...

    bjknassssssssssss ...

     
  • At 23/3/11 19:50, Anonymous Anônimo said…

    nossaminha fessora ...........
    iria amar

    bjknasssssss

     
  • At 28/3/11 22:45, Anonymous jess ica said…

    eu amo deve de folhinhas a tia ana dava folhinha para agente

     
  • At 5/4/11 08:00, Blogger Luana said…

    Ai gente eu adorei porque eu estou estudando sobre essas coisas então me ajudou muito mesmo!!!Beijos

     
  • At 11/4/11 09:42, Blogger michele_pinck01 said…

    Eu gosteii do exercíco ,Eu sou 6ª e adoreii vcs 7ª 8ª ñ sabe essa atividade eu sou 6ª e sei kkkkkk
    burros

     
  • At 18/4/11 12:28, Blogger deia said…

    como eu vou sabei se eu acertei?

     
  • At 3/5/11 09:58, Anonymous Anônimo said…

    Oiie! Adoreiii os exercícios! Continue postandooo, seram muiitoo utis!

     
  • At 3/5/11 19:58, Anonymous Anônimo said…

    otimos exercicios ameii

     
  • At 4/5/11 14:28, Anonymous Anônimo said…

    eu gostei , estou estudando sobre isso .

     
  • At 11/5/11 16:07, Anonymous Anônimo said…

    oi, preciso fazer uma pesquisa sobre esses adjetivos,e, confesso estou perdidinha no assunto...pode me ajudar.....substituir por adjetivos correspondentes as locuçoes adjetivas... ex: problemas do ouvido, do nariz, do fígo, do rim; partido da maioria,da minoria; fome de leão, de cão,de gato; período da manhã,da tarde; noites sem sono; mudança de sentido, de som; greve de professores, de alunos; amor de pai ,de mãe,de filho, de irmão; comida sem cheiro, sem gosto, sem sal;problemas da cidade, do campo, da ilha, do lago.....pylis.

     
  • At 5/6/11 16:16, Blogger debora_preste said…

    estou na 5-serie e nao entendo a parte de adjetivos espero que isso possa me ajudar pelomenos um pouquinho

     
  • At 5/6/11 19:05, Anonymous Anônimo said…

    muito boas as perguntas mas como sabemos se esta certo

     
  • At 6/6/11 21:19, Anonymous Anônimo said…

    muito bom ajudou e muito

     
  • At 14/6/11 10:25, Blogger bininhah_dl said…

    como eu posso saber se eu errei muito e se eu acertei muito??? como eu fasso o exercícios se eu estou clicando eñ quer aparecer pra mim colocar meu nome

     
  • At 14/6/11 10:27, Blogger bininhah_dl said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 27/6/11 17:39, Blogger ~~> EU <~~ said…

    Graças e esses exercicos eu nao fui mal na prova :P

     
  • At 13/9/11 19:34, Blogger elinha!!$♥♥♥ said…

    Data:13/09/2011_______________
    Aluno:_Elen de Souza Eugenio________________________________________________________

    1- Pinta os adjetivos das frases abaixo:

    a) As ***** borboletas dançavam sobre as flores.
    b) Os cadernos **** serviram para Júlio ler as anotações de Carla.
    c) O filme americano tinha muitas cenas de ****
    d) ***** muito da macarronada italiana.

    2- Completa as frases com os verbos entre parênteses no tempo indicado:

    a) Os meninos__acordarao__________ cedo para caminhar até a cachoeira. (acordar – passado)
    b) Eu levarei______________ o trabalho na casa de Pedro. ( levar – futuro)
    c) Zeca___compra_____________ muitas figurinhas para a sua coleção. (comprar – presente)


    3 – Relaciona a segunda coluna de acordo com a primeira:

    substantivo primitivo substantivo derivado
    ( 1 ) dente ( 4) goiabeira
    ( 2 ) pente (6 ) ventania
    ( 3 ) cabelo ( 7) floricultura
    ( 4 ) goiaba (8 ) barbudo
    ( 5 ) pedra (1 ) dentadura
    ( 6 ) vento (3 ) cabeludo
    ( 7 ) flor (2 ) penteado
    ( 8 ) barba ( 5) pedraria




    4 – Completa as frases com um dos verbos entre parênteses:

    a) As árvores _balançaram_____________ seus galhos com o vento de ontem. (balançaram – balançarão)
    b) Amanhã, os alunos __dançarao_______________ na apresentação da escola. (dançaram – dançarão)
    c) Os repórteres dos telejornais _____falaram___________ hoje a noite sobre as olimpíadas. (falaram – falarão)
    d) Os atores___apresentaram_________________ no teatro ontem uma ótima peça. (apresentaram – apresentarão)


    5 – Circula os substantivos compostos:

    beija-flor passatempo pé-de-moleque
    ------------ ---------------------
    avião terreno girassol

    televisão Marcelo formiga


    6 – Escreve 3 frases que apareçam adjetivos pátrios:

    minha prima e paulista .
    descobri que minha avo e goianiense
    eu sou carioca

    7 – Escreve frases com os verbos abaixo:

    lavar –minhaa mae nao gosta de lavar as roupas de meu pai.


    escrever –eu adoro escrever textos grandes


    partir – amanha minha avo ira partir para a sua nova casa.

     
  • At 14/10/11 21:40, Blogger feejnmk,.t said…

    no segundo exercício era complete não completa
    e na primeira é pinte não pinta

     
  • At 3/11/11 10:12, Anonymous Anônimo said…

    Eu adorei os exercicios!
    concegui resolver todoS

    Vou uma aula noo entanto

    os exercicios me serviram muito!
    amei
    bjss

     
  • At 5/12/11 15:55, Blogger blog esporte said…

    gostei mas como saber se acertei? TENCLECS

     
  • At 6/12/11 12:37, Anonymous Anônimo said…

    Obrigado cara me ajudou bastante com esse exercicio

     
  • At 13/12/11 10:12, Anonymous Anônimo said…

    Kd a resposta ?

     
  • At 1/2/12 21:14, Anonymous Anônimo said…

    não era bem isso que eu procurava.estou no sétimo ano quarto dia de aula,primeira vez que eu estudo gramática e não quero ficar de recuperação,valeheu haeee (y)

     
  • At 12/3/12 19:29, Anonymous Anônimo said…

    Legal!Gostei muito..isso me ajudou em um para casa !

     
  • At 30/3/12 12:14, Anonymous Anônimo said…

    esses exercícios são bom de mais eu gostaria que tivesse um excícios sobre as loucucão

     
  • At 30/3/12 12:16, Anonymous Anônimo said…

    esses exercícios são bom de mais eu gostaria que tivesse um excícios sobre as loucucão

     
  • At 30/3/12 12:17, Blogger positivo said…

    esses exercícios são bom de mais eu gostaria que tivesse um excícios sobre as loucucão

     
  • At 30/3/12 12:20, Blogger positivo said…

    gostaria que colocasse execício de locuçao pois todos exercícos são bons

     
  • At 30/3/12 12:20, Blogger positivo said…

    esses exercícios são bom de mais eu gostaria que tivesse um excícios sobre as loucucão

     
  • At 3/4/12 13:16, Blogger cassiane santos said…

    olha para começar eu amo portuques mas o que esta ali e uma coisa o que a prof esplica e outra entao eu gostei muito

     
  • At 4/4/12 11:42, Blogger de said…

    eu gosto bastante de substantivo por isso postei esse documento

     
  • At 4/4/12 11:42, Blogger de said…

    eu gosto bastante de substantivo por isso postei esse documento

     
  • At 14/4/12 20:09, Anonymous Anônimo said…

    seria melhor se agente podesse escrever.....bjs........

     
  • At 17/4/12 10:56, Blogger raquel campos said…

    eu ameiiiiiiiiiiiiiiii td isso tava facil pra dedel caraca eu to agora neste ano tentado focar no meus estudos amei este site

     
  • At 18/4/12 15:44, Anonymous Anônimo said…

    otimo site para iniciar os estudos com adjetivos,substantivos e verbos kkkkkkkkkkkkkkkk

     
  • At 18/4/12 15:46, Anonymous Anônimo said…

    Adjetivos - verbos - substantivos
    Data:_______________
    Aluno:_________________________________________________________

    1- Pinta os adjetivos das frases abaixo:

    a) As belas borboletas dançavam sobre as flores.
    b) Os cadernos velhos serviram para Júlio ler as anotações de Carla.
    c) O filme americano tinha muitas cenas de violência.
    d) Gostei muito da macarronada italiana.

    2- Completa as frases com os verbos entre parênteses no tempo indicado:

    a) Os meninos____________ cedo para caminhar até a cachoeira. (acordar – passado)
    b) Eu______________ o trabalho na casa de Pedro. ( levar – futuro)
    c) Zeca________________ muitas figurinhas para a sua coleção. (comprar – presente)


    3 – Relaciona a segunda coluna de acordo com a primeira:

    substantivo primitivo substantivo derivado
    ( 1 ) dente ( ) goiabeira
    ( 2 ) pente ( ) ventania
    ( 3 ) cabelo ( ) floricultura
    ( 4 ) goiaba ( ) barbudo
    ( 5 ) pedra ( ) dentadura
    ( 6 ) vento ( ) cabeludo
    ( 7 ) flor ( ) penteado
    ( 8 ) barba ( ) pedraria




    4 – Completa as frases com um dos verbos entre parênteses:

    a) As árvores ______________ seus galhos com o vento de ontem. (balançaram – balançarão)
    b) Amanhã, os alunos __________________ na apresentação da escola. (dançaram – dançarão)
    c) Os repórteres dos telejornais ________________ hoje a noite sobre as olimpíadas. (falaram – falarão)
    d) Os atores____________________ no teatro ontem uma ótima peça. (apresentaram – apresentarão)


    5 – Circula os substantivos compostos:

    beija-flor passatempo pé-de-moleque

    avião terreno girassol

    televisão Marcelo formiga


    6 – Escreve 3 frases que apareçam adjetivos pátrios:





    7 – Escreve frases com os verbos abaixo:

    lavar –


    escrever –


    partir –

     
  • At 25/4/12 08:36, Anonymous grazieli coles said…

    eu tenho que fazer um trabalho sobre isso e já tenho uma ideia d como vou fazer.
    isso me ajudou muito.

     
  • At 24/5/12 17:12, Anonymous Mazinho valdemar viana said…

    esses exercícios sao ótimos para relembrarmos alguns detalhes.

     
  • At 4/6/12 15:44, Anonymous vivian costa said…

    eu n sei nada de português...
    vcs poderia colocar todosos(substantivo,adjetivo,etc...)
    ajudaria pra caramba....

     
  • At 18/6/12 19:57, Blogger Maria Fernanda said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 18/6/12 19:58, Anonymous Anônimo said…

    que site idiota nao da para intender a minima

     
  • At 24/6/12 16:21, Anonymous Anônimo said…

    Lol bando de lokos '-' isso se chama fila bando de fdp

     
  • At 4/7/12 18:37, Anonymous Anônimo said…

    Sou do 5°Ano e estou estudando para uma prova, este site me ajudou muito.
    Estão de parabéns!!

    PS:como todos os outros sites, de repente podia ser online e depois ter o gabarito.

    Respeitosamente,

    Anônimo

     
  • At 2/8/12 18:16, Anonymous vitoria said…

    ola gente eu nao sou contra o portugues por isso eu amei parabens para quem esgreve vc e nota 10 tabom <

     
  • At 29/10/12 09:34, Anonymous Anônimo said…

    COISA FIA DUMA PUTA QUE TO COM DOR NA BUCETA MAIS QUANTO A ISSO E BAM DISGRAÇA DOR QNA BUCETA QUE N PASSA THAU BUCETUDOS

     
  • At 29/10/12 09:36, Anonymous Anônimo said…

    SEUS VAGABUNDO DISGRAÇENTO GENTE COM BUCETA GRANDDE CUZEROS FIOS DUMAA PUTA QUE FAZ SEX QUE TREPA COM 20 HOMI TODA NOITE E RUIM NE A BUCETA DCEIS GOSTA

     
  • At 29/10/12 09:37, Blogger julinha said…

    E super legal!Eu precizava dum exercicios e isto me ajudou

     
  • At 29/10/12 09:38, Anonymous Anônimo said…

    QUE MANE LEGAL SUA FIA DUMA PUTA QUE FAZ SEXO NUA LAMBENO O BILAU DOS HOME E OS HOME LAMBENO O BILAU DELA ISSTO E O CAPETA

     
  • At 26/11/12 16:20, Anonymous Anônimo said…

    vem lamber minha buceta

     
  • At 2/1/13 11:56, Blogger Leiane Brito said…

    eu adorei :::

     
  • At 21/2/13 11:25, Anonymous Anônimo said…

    e gostei muito!!!!!
    bom apesar de eu ja saber de tudo isso pois eu já estou no nono ano.... mais igual muito obrigado!!!!!! ^_^

     
  • At 6/4/13 11:38, Blogger Dante Gehring said…

    adorei os trabalhos parabéns

     
  • At 6/4/13 11:38, Blogger Dante Gehring said…

    adorei os trabalhos parabéns

     
  • At 25/4/13 14:30, Anonymous Anônimo said…

    E. Muito lega Mais Eu Ñ to conseguido

    OooooooooooooOooooooOOOOOOOOoooooo

     
  • At 20/6/13 10:05, Anonymous Anônimo said…

    nao sei responder as perguntas eu sei a resposta mas nao sei como fazer para responder..
    me ajude por favor por que eu tenho uma prova segunda sobre isso.
    muito obrigado.....

     
  • At 25/9/13 20:53, Anonymous Anônimo said…

    como saber se eu acertei ou nao ?

     
  • At 26/9/13 20:16, Anonymous Anônimo said…

    eu amei essas atividades ensina muitas coisas q vc pode leva para o resto de sua vida ou até mesmo para a escola.

    eu

    amo

    estudarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

     

Postar um comentário

<< Home