Atividades.Português

domingo, agosto 20, 2006

PROJETO PEDAGÓGICO

Língua Portuguesa
Sugestão 1: Quebra - Gelo

Objetivos:
· Socializar;
· Observar características de personalidade de cada aluno para maior conhecimento do grupo com o qual vai trabalhar;
· Estimular o gosto e prazer pelas aulas de Língua Portuguesa iniciando o trabalho com a nova proposta;
· Estimular o raciocínio lógico partindo de situações reais as quais expressarão sentimentos;
· Estabelecer relações entre a vida cotidiana, a fala e a produção escrita;
· Confrontar diferentes abordagens com um mesmo tema;
· Produzir textos que sejam significativos.
Desenvolvimento:
O professor - dinamizador da atividade oferece uma frase para cada aluno e propõe que completem por escrito procurando expressar seus verdadeiros sentimentos, idéias e opiniões.
Exemplos de frases interessantes para serem completadas:
· Caminho sozinho pelas ruas da cidade, olho em volta e observo que...
· Hoje eu queria apenas...
· É muito difícil nos dias de hoje...
· Depois de um dia cansativo eu gosto de...
· Ah! Como eu gostaria de...
· Meu dia fica completo quando eu...
· Quando estou triste, gosto de...
· Neste momento a primeira sensação que tenho é...
· Quando estou em paz comigo mesmo gosto de...
· Como eu gostaria de reviver o dia...
· Dias felizes são aqueles em que eu acordo e...
· O meu maior sonho é...
· A minha felicidade eu gostaria de dividir...
· Minha maior alegria é...
· Quando estou cansado e quero sair da rotina eu...
· Eu me sinto completamente feliz quando...
· Quando eu cheguei a esta sala o detalhe que mais me chamou a atenção foi...
· Nesta cidade a gente passa, a gente olha, a gente...
· Quando abro a janela do meu quarto eu vejo...
· Se o tempo voltasse atrás eu gostaria...
Num segundo momento, após todos terem completado suas frases, de preferência com a turma sentada em círculo, para que torne o clima mais propício e um ambiente mais informal, propor que leiam a frase já completa.
Após todos terem apresentado suas frases é interessante debater sobre cada uma delas provocando os alunos a darem suas opiniões e expressarem seus sentimentos, indagando: _ Alguém faria o mesmo? _ Quem faria diferente? _ O que? _ Qual frase mais achou legal? _ Você a completaria assim? _ Foi difícil a tarefa? Entre inúmeras perguntas... O professor pode aumentar ou diminuir as perguntas e o debate de acordo com o interesse da turma e o tempo disponível.
A terceira etapa é mais individual todos devem completar todas as frases, lembrando ao professor que deve frisar a importância de colocar sua verdadeira opinião, o que passou exatamente em sua mente ao ler o início da frase.
A partir desta atividade os alunos perceberão que a escrita nada mais é que uma forma de registrar para posteridade e para que outras pessoas possam ter acesso, seus pensamentos, idéias, falas, sentimentos.
O professor pode corrigir gramaticalmente e ortograficamente, juntamente com os alunos, cada frase caso sinta que há necessidade e que permanece o interesse pela atividade.

Interessante: Caso haja o engajamento e interesse esperado por parte dos alunos, pode ser elaborado um texto coletivo, onde o professor através das falas, opiniões dos alunos vai reproduzindo por escrito em um cartaz ou no próprio quadro, orientando sempre, procurando usar idéias e frases de todos, um texto maior: Uma Composição ou Redação propriamente dita.
Neste caso, os alunos se interessam pois quem escreve é o professor mas são eles que produzem a idéia do texto, evita a preguiça de elaborar sua composição pois a está fazendo em grupo, falando e de maneira mais informal.
Com as devidas orientações do professor, ao término todos os alunos serão autores do texto, e certamente, será gratificante e natural que todos desejem copiar o resultado final.
Durante todas estas etapas o professor terá inúmeras chances de trabalhar ortografia e gramática, sem que os alunos sintam uma simples transmissão ou "decoreba" de conhecimentos. Cabe ao professor – dinamizador da atividade saber conduzi-la para que seja útil e proveitosa. O professor será o facilitador de todo um processo de ensino – aprendizagem da Língua Materna e não um mero transmissor.
Será, sem dúvida, uma experiência agradável, diferente e prazerosa para todos.

Sugestão 2: Palavra Importante

Objetivos:
· Socializar, mantendo a união do grupo proporcionando condutas de boa convivência;
·
· Observar características de personalidade de cada aluno para maior conhecimento do grupo com o qual vai trabalhar, dando espaço para expressarem seus sentimentos;
·
· Estimular o gosto e prazer pelas aulas de Língua Portuguesa dando continuidade ao trabalho com a nova proposta;
·
· Estimular o raciocínio lógico partindo de suas preferências e sentimentos;
·
· Estabelecer relações entre a vida cotidiana, a fala e a produção escrita;
·
· Confrontar diferentes abordagens com um mesmo tema;
·
· Produzir textos que sejam significativos.
·

Desenvolvimento:
Proponha aos alunos que pensem numa palavra muito importante para eles, uma palavra que gostam muito, que gostam de ouvir, de falar, de escrever, enfim, a palavra preferida.
Depois de eleita a palavra esta deve ser escrita por cada um, em letras grandes, no centro de um papel almaço duplo.
O professor - dinamizador deve propor que durante um tempo determinado cada um registre em forma de diagrama o maior número de palavras que mantenham relações de sentido com a palavra central.


Exemplo:
Beijo namorado família
Saudade Amor coração
Carinho trabalho paixão

Num segundo momento, com os alunos sentados em círculo, para que o clima fique informal, todos devem apresentar suas palavras centrais, preferidas.
Constatar os alunos que elegeram a mesma palavra central e as demais que mantém relação com a mesma. Fazê-los observar se com a mesma palavra central os alunos possam ter escritos palavras diferentes relacionadas. Provocar para que em cada caso os alunos dêem exemplos de outras palavras que possam estar relacionadas com a central. Indagar se todas realmente são relacionadas a central, e porque as são.
No final da apresentação várias palavras centrais e outras relacionadas a elas terão surgido, e através delas o professor deverá levar os alunos a perceberem
A importância da escrita nas relações entre a vida cotidiana, a fala e a produção escrita; suas preferências e seus sentimentos.
A culminância da atividade é a produção de um texto individual onde todas as palavras relacionadas e a preferida devem constar. É interessante deixar os alunos livres para escrever uma composição, um poema, uma história...
O intuito é que os alunos tenham ânimo em escrever, caso seja atingido o interesse e engajamento esperado sairão belas produções textuais.
Idéia:
Podem ser corrigidas todas as composições num segundo dia, juntamente com os alunos, registrando-as, uma a uma no quadro e analisando as formas corretas ou incorretas gramaticais e ortográficas.
Após todas as composições corrigidas e rescritas montar um livro da turma, com capa, ilustrações e onde constem todas as produções textuais. O livro pode ser xerocado e divulgado na escola e para os responsáveis.

5 Comments:

Postar um comentário

<< Home